Usuários suspeitam de avaliações falsas na plataforma de delivery iFood
O iFood é uma plataforma que as pessoas utilizam para pedir comida, fazer compras e dentre outras opções dadas pelo aplicativo. Ele se tornou um aplicativo muito utilizado pelos usuários.
Por ser o favorito, muitas pessoas utilizam esse aplicativo. As escolhas dos usuários, na hora de solicitar um serviço, são baseadas nas avaliações que o estabelecimento recebe de outros usuários (quase que uma indicação). Contudo, os usuários suspeitam que avaliações falsas estão sendo feitas na plataforma de delivery. Saiba mais sobre as avaliações do iFood!
Usuários passaram a reclamar dos serviços
Algumas avaliações têm chamado atenção dos usuários que solicitam o serviço de alguns estabelecimentos que são bem avaliados. O que tem acontecido é que as pessoas começaram a notar que nem sempre recebem o que pedem ou nem sempre a qualidade do produto não é tão boa quanto dizem na avaliação.
O aplicativo oferece muitos serviços e escolher um que te agrade nem sempre é fácil e prático. É exatamente por isso que os usuários se baseiam na avaliação/comentários que aparecem na plataforma.
Olhar a nota dada ao estabelecimento, ajuda os usuários a escolher o que pedir, mas o que vem acontecendo é que as avaliações passaram a não ser tão confiáveis como antes e escolher ou realizar um pedido/serviço, se tornou uma tarefa difícil.
As avaliações altas não condizem com o que parece ser e os usuários estão ficando bem chateados. Com isso, a plataforma passou a receber algumas denúncias referente a essa situação.
Ao fazer uma análise foi notado que muitos comentários e/ou avaliações continham o nome de pessoas que possuíam o mesmo nome e isso aumentava a avaliação do estabelecimento. Além disso, foi notado que o mesmo cliente fez pelo menos três pedidos no mesmo dia e os pedidos recebiam a mesma quantidade de estrelas.
Avaliações duvidosas
Foi observado que “alguns usuários” ou os mesmos usuários estavam comentando e avaliando diversas vezes para aumentar a avaliação do estabelecimento. Ao analisar e retirar as avaliações, foi notado que alguns estabelecimentos que continham nota 5, caíram para notas mais baixas.
A partir disso é possível confirmar a suspeita de alguns usuários que diziam que as pessoas avaliavam diversos restaurantes de uma mesma região, acabando com as suspeitas. Além disso, os usuários também perceberam que alguns estabelecimentos eram cadastrados com os mesmos dados e tinham o mesmo período de tempo.
Pronunciamento do iFood
O iFood publicou anúncio e explicou como funcionam suas políticas para coibir ou anular avaliações falsas.
Eles explicaram que existem duas formas de realizar as avaliações falsas. Uma se chama alavancagem: que é quando os pedidos que não são reais e só são solicitados para aumentar a nota do estabelecimento.
O outro é chamado de vandalismo: esses são pedidos falsos e tem o objetivo de baixar a nota do estabelecimento e gerar prejuízos. Diante disso, a rede desenvolveu algumas normas e relatou que conseguiu reduzir cerca de 60% o número de avaliações falsas.
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