Conheça as vagas de emprego sobrando por falta de mão de obra

Mesmo que algumas profissões tenham muitas oportunidades de emprego, falta formação específica.

Nos dias atuais vemos uma quantidade muito grande de pessoas desempregadas e em busca de oportunidades de trabalho. Com isso, falta mão de obra pelo fato de existirem empresas e também indústrias que tentam encontrar profissionais qualificados mas tem dificuldades, o que acontece principalmente no domínio técnico.

Leia mais: Conheça o 5G e todas as oportunidades de emprego geradas pela nova tecnologia

Atualmente, apenas para se ter uma noção, existem mais de 14 milhões de desempregados no Brasil. Mesmo que algumas profissões tenham muitas oportunidades de emprego, falta formação específica. Entretanto, não temos dúvidas de que o setor de Tecnologia da Informação está entre os mais afetados pela falta de profissionais bem qualificados.

Também é um aspecto real em outros países

Não é apenas no Brasil que se encontra essa dificuldade, visto que outros locais também passam por isso. Muitas das vezes, alguns países da Europa e Canadá, principalmente, procuram profissionais brasileiros com qualificações específicas que tenham interesse em se mudar para outras partes do mundo ou que trabalhem na modalidade home office.

Essa realidade tem levado muitas empresas a encontrar dificuldades para reter os melhores talentos no Brasil. É por isso que a indústria de tecnologia oferece cada vez mais vagas de emprego. Os trabalhos mais populares na área de TI são programadores de software, analistas de infraestrutura e engenheiros de telecomunicações.

Um levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) afirma que, nos próximos dois anos, a indústria precisará empregar mais de 400 mil profissionais. Por outro lado, apenas 106.000 trabalhadores receberam a qualificação necessária. Portanto, 74% das vagas não serão preenchidas.

Setor empresarial

Além da tecnologia, o setor empresarial também encontra dificuldades para selecionar bons profissionais. A mudança se deve aos novos perfis de consumidores, visto que mais informações sobre produtos e serviços já podem ser encontradas na internet. Isso os torna cada vez mais exigentes e, consequentemente, novas estratégias precisam ser consideradas para garantir as vendas.

O mercado para profissionais de marketing digital, saúde e logística também está em ascensão. Por isso, o conselho dos especialistas é investir em bons cursos e aprimorar suas habilidades o quanto antes para experimentar novas oportunidades no mercado de trabalho.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More