Valem pouco! 10 moedas mais desvalorizadas do mundo e o porquê disso

Veja quais são as moedas mais desvalorizadas em todo o planeta e entenda os motivos que levam à perda de valor no mercado.

Instabilidade política e econômica, assim como a dependência de commodities e a falta de confiança na economia, são alguns dos fatores que fazem com que algumas moedas sejam as mais desvalorizadas no mundo inteiro. Veja quais são as 10 moedas de menor valor e entenda os motivos.

Leia mais: Até R$ 400: quem encontra estas 2 moedas de R$ 0,50 faz um bom dinheiro

A desvalorização de uma moeda pode ter efeitos negativos, como, por exemplo, aumento da inflação, a dificuldade em importar produtos, assim como a redução do poder de compra das pessoas. Por outro lado, pode ter efeitos positivos no aumento da exportação, na atração de investimentos e, em alguns casos, também no estímulo ao turismo.

Moedas mais desvalorizadas

Veja abaixo a lista com as 10 moedas mais desvalorizadas no mundo e entenda os motivos que levaram à perda de valor nos últimos anos:

  1. Libra Libanesa (LBP): a Libra Libanesa enfrenta uma desvalorização impressionante, sendo considerada uma das piores crises econômicas do mundo. Motivos como a má gestão econômica do governo, assim como a instabilidade política e social são fatores.
  2. Rial Iraniano (IRR): sanções econômicas impostas ao Irã pelo programa nuclear e o déficit fiscal do governo, assim como a alta inflação levam à desvalorização da moeda.
  3. Dong Vietnamita (VND): os motivos são a política monetária expansionista do governo vietnamita, com muita moeda em circulação, assim como a alta inflação.
  4. Lao Kip (LAK): teve uma desvalorização moderada ao longo do tempo, por questões como a forte dependência da exportação de commodities para a China e a influência econômica que sofre.
  5. Leone da Serra Leoa (SLL): o país tem economia fraca, alta inflação e muita dependência da exportação.
  6. Rupia Indonésia (IDR): foi muito afetada por crises financeiras passadas e pela pandemia de Covid-19, a Rupia ainda tenta manter a estabilidade e valor.
  7. Som Uzbeque (UZS): também enfrenta desvalorização, mas não tão acentuada quanto outras moedas da lista. Um dos motivos é a dependência da exportação de algodão e gás natural.
  8. Franco Guineense (GNF): um dos motivos da desvalorização é a fraca diversificação econômica, com muita dependência da mineração.
  9. Guarani Paraguaio (PYG): inflação, desemprego e pobreza crescente no Paraguai são fatores que levam à desvalorização da moeda.
  10. Ariary Malgaxe (MGA): sofre muita dependência de ajuda externa, assim como pobreza extrema.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.