Benefícios da cúrcuma para o nosso organismo, vale a pena incluí-la na dieta
A cúrcuma, aquele famoso tempero amarelado que conhecemos como açafrão, possui diversos benefícios para nossa saúde que a maioria das pessoas não sabem.
Uma das principais especiarias da culinária mediterrânea, a cúrcuma ou açafrão, chama bastante atenção pela sua coloração amarelada. É um tempero utilizado em diversas receitas, mas o que pouca gente sabe é dos benefícios que essa especiaria traz para o nosso corpo. A cúrcuma, se ingerida nas doses diárias corretas, já mostrou que é capaz de melhorar funções do nosso organismo, como funções relacionadas aos rins e pele, além de agir como anti-inflamatório e ajudar na digestão. Para que você conheça algumas das vantagens do uso de cúrcuma, preparamos uma lista, confira abaixo:
Leia mais: 4 alimentos para evitar o envelhecimento do seu cérebro.
A cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias
Dentro da composição da cúrcuma, existe uma substância chamada curcumina, um pigmento amarelo com propriedades anti-inflamatórias naturais. Age combatendo as inflamações, bem como um processo chamado de estresse oxidativo, relacionado com cansaço, dores e envelhecimento.
Aliada de quem tem gastrite
A cúrcuma tem a capacidade de proteger nosso estômago de uma bactéria causadora do câncer de estômago, conforme mostram diversos estudos que comprovam sua eficácia na mucosa gástrica.
Retarda o envelhecimento natural
Outro benefício gerado pelo combate ao estresse oxidativo, é o retardamento do envelhecimento natural através da redução da produção de radicais livres. Desse modo, a cúrcuma mantém a elasticidade da pele e reduz o surgimento de rugas e marcas.
Benefícios para o coração
A ação da cúrcuma no nosso sistema cardiovascular está ligada à redução do colesterol ruim. Por meio dessa redução, o sangue fica mais fluido, o que melhora a circulação e diminui o risco de infartos.
Função neuroprotetora
Seu efeito anti-inflamatório também é benéfico para o cérebro. Os antioxidantes presentes na cúrcuma combatem a produção excessiva de radicais livres, que são danosos para os neurônios. Além disso, a cúrcuma pode melhorar as perdas de cognição e de memória, que estão associadas à idade.
Qual dose consumir?
Em relação à quantidade, existe ambiguidade nos estudos. Mas, em geral, a quantidade recomendada é de, no máximo, 5g de cúrcuma diariamente, o que corresponde a uma colher de chá.
Comentários estão fechados.