4 aplicativos perigosos foram banidos pelo Google
Confira uma lista com os aplicativos que continham um malware perigoso e que foram banidos.
Alguns aplicativos perigosos para Android que estavam disponíveis no Play Store da Google estão sendo bloqueados para os usuários. Esses apps, que foram baixados mais de 100 mil vezes em dispositivos Android, ocultavam o perigoso malware Joker, capaz de cometer vários golpes usando aplicativos. Por isso, confira agora mais informações sobre os 4 aplicativos perigosos banidos pelo Google!
Leia mais: Conheça o malware que deixou até mesmo o Google preocupado
Empresa de segurança descobre aplicativos maliciosos
Os quatro aplicativos perigosos disponíveis no Android e que o Google baniu permanentemente foram descobertos pela empresa de segurança Pradeo, que revelou suas descobertas mais recentes em um post online.
Assim, os aplicativos maliciosos com o malware Joker, que funcionam como droppers, foram descobertos pela empresa e estavam disponíveis para download na loja Google Play. Somados, eles foram instalados por mais de 100 mil usuários.
Os aplicativos que devem ser excluídos
Os aplicativos que os usuários do Android precisam evitar são:
- Blood Pressure Monitor;
- Voice Languages Translator;
- Smart SMS Messages;
- Quick Text SMS.
A empresa de segurança aconselhou os usuários do Android a removerem esses aplicativos de seus telefones e tablets imediatamente, caso os tenham baixados em seus dispositivos.
Por que esses aplicativos são perigosos?
A Pradeo afirmou que a capacidade de ler senhas é um recurso muito perigoso compartilhado pelos aplicativos Blood Pressure e Smart SMS Messages. De acordo com especialistas, este último rouba esses códigos fazendo capturas de tela, enquanto o primeiro acessa o conteúdo através da notificação.
Tudo isso ocorre sem o conhecimento da vítima, com os usuários descobrindo a fraude somente após o recebimento de suas contas (caso haja cobrança, por exemplo), o que pode levar semanas. Além dessa funcionalidade perigosa, todos os aplicativos destacados são capazes de baixar programas maliciosos adicionais no seu dispositivo.
Como evitar baixar um app malicioso?
Reconhecemos vários componentes que formam um padrão quando se trata de aplicativos maliciosos no Google Play, assim, eles também podem ajudar os usuários a prever seu caráter malicioso. Observe os seguintes fatores:
- Primeiro, a conta de seus desenvolvedores apresenta apenas um aplicativo, pois, geralmente, uma vez que são banidos, eles simplesmente criam outro;
- Além disso, suas políticas de privacidade são bem pequenas, usam um modelo genérico, nunca divulgam toda a extensão das atividades que os aplicativos podem realizar e são hospedados em uma página do Google Docs ou Google Site.
Comentários estão fechados.