Veja a principal atitude dos pais que prejudica a felicidade dos filhos
Pesquisadores apontam que, muitas vezes, uma atitude dos pais mais prejudica do que protege as emoções das crianças. São posturas familiares que geram adultos incapazes de enfrentar seus sentimentos.
Vivemos em uma das melhores décadas para pesquisar e discutir questões de saúde mental. Inclusive, as crianças e adolescentes de hoje têm a oportunidade de crescer em um mundo que defende a sensibilidade a doenças e transtornos da esfera psicológica.
No entanto, os pais ainda realizam uma ação que prejudica e evita que os filhos aprendam a lidar com suas emoções: querem que as crianças sejam felizes o tempo inteiro.
Esta atitude impede que as emoções sejam vivenciadas pelas crianças, gerando adultos que não sabem encarar conflitos e sentimentos, como frustração e perda.
Por isso, o portal Huffpost conversou com psicólogos e pesquisadores da área da saúde para compreender as atitudes dos pais nocivas para o amadurecimento saudável dos filhos.
O que impede a felicidade das crianças?
As emoções humanas são um espectro complexo que, quando desenvolvido, pode oferecer recursos saudáveis para a vida humana.
Segundo pesquisadores, os pais criam uma expectativa em torno da satisfação dos filhos que gera uma sensação de cobrança. Por isso, tal ação acaba mais prejudicando do que protegendo as crianças.
Além disso, muitos pais estão preocupados em promover a felicidade e se esquecem de demonstrar afeto ou de estabelecer uma comunicação saudável, algo que também garante emoções positivas, como o acolhimento.
A pandemia representou um declínio da saúde mental no mundo inteiro. Este período impediu a convivência social dos filhos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que eles teriam nas aulas presenciais.
Inclusive, o cirurgião Vivek Murthy publicou um documento afirmando que a pandemia “exacerbou o estresse sem precedentes que os jovens já enfrentaram”.
Desse modo, é extremamente necessário que, em 2023, os pais tenham atitudes positivas para o desenvolvimento pleno das emoções das crianças.
(Imagem: Freepik/Reprodução)
7 atitudes que contribuem para a felicidade das crianças
- Normalize a vivência de todas as emoções: os filhos também enfrentam uma gama de emoções, e os pais precisam aceitar que a infância não é uma fase sem preocupações.
- Converse diariamente com as crianças: estabeleça uma comunicação saudável, capaz de acompanhar a experiência emocional. Desse modo, é mais fácil ensinar como reconhecer e lidar com diferentes sentimentos.
- Pratique a gratidão: demonstre sempre aos filhos que você é agradecido por muitas coisas. Essa prática desenvolve um hábito que incentiva a felicidade de ambos.
- Demonstre amor incondicional e suporte em todas as situações: não permita que a criança associe o amor da família e o próprio valor a resultados, como desempenho escolar. Esteja presente e valorize a pessoa que seu filho é.
- Não faça comparações: evite traçar paralelos entre seus filhos e outras crianças. Isso também diminui os esforços deles e apresenta uma realidade que não lhes pertence.
- Repense a forma como elogia as crianças: o elogio é um caminho para confirmar o valor, a personalidade e demais características importantes dos filhos, indo além das notas da escola.
- Permita que a criança participe das atividades: a autoestima e importância das crianças podem ser trabalhadas quando elas participam de tarefas. Mesmo que sejam afazeres simples, como ajudar a organizar a mesa, já demonstram para os filhos que são capazes e valorizados.
Comentários estão fechados.