13 flores e plantas bonitas, mas perigosas, para ficar longe
Sintomas de intoxicação mais comuns são náuseas, diarreia e dores no corpo.
Embora estejam presentes na vida humana como decoração, em jardins e até mesmo como um belo presente, nem todas as flores são inofensivas. As flores tóxicas são um exemplo, por conterem veneno e outras substâncias prejudiciais ao organismo.
Se você tem flores em casa é importante saber qual é a espécie. Isso porque, caso alguma flor venenosa esteja no seu jardim, crianças ou animais podem comer por acidente e se intoxicarem. A seguir, veja alguns exemplos de flores tóxicas mais comuns.
Leia mais: Flores comestíveis: o que são e como usar
Azaleia
Todas as partes da azaleia são tóxicas e perigosas para os pets. Náusea, dificuldade na respiração e dor na região abdominal são alguns dos sintomas mais comuns após a sua ingestão.
Calotropis
Considerada uma erva daninha, a calotropis libera uma substância que pode causar cegueira se entrar em contato com os olhos.
Clematite
Caso seja tocada ou ingerida, a clematite libera uma substância tóxica denominada anemonina. Assim, pode causar dermatite, sensação de queimação na boca e úlceras. Em animais, os sintomas incluem náuseas e salivação.
Dedaleira
Usada para preparar medicação, se ingerida na sua forma natural, a dedaleira pode causar dores de cabeça, de estômago e até desmaios.
Glicínias
Venenosas para animais, as glicínias podem apresentar dores abdominais, vômitos e diarreias como sintomas mais comuns após o consumo.
Glória-da-manhã
Nem todas as espécies dessa flor são venenosas, mas algumas podem ser tóxicas se ingeridas. Diarreia e insuficiência hepática são os sintomas mais comuns.
Hortênsia
As hortênsias contêm cianeto, que, se ingerido em grandes quantidades, pode ser letal, além de causar vômitos e diarreias.
Lantana
A lantana contém uma toxina prejudicial ao fígado. Se consumida, pode causar náuseas, fadiga, depressão e até mesmo insuficiência hepática.
Lírio-do-vale
É uma flor extremamente tóxica e pode ocasionar vômitos, confusão mental, visão embaçada e redução dos batimentos cardíacos. Em casos mais graves, pode levar à morte.
Narciso
O bulbo é a parte perigosa do narciso, e uma vez ingerido, pode causar vômitos, diarreia, tremores no corpo e alteração do funcionamento cardíaco.
Oleandro
O oleandro não deve ser ingerido pela sua toxicidade. Os sintomas de intoxicação consistem na desidratação, redução de batimentos cardíacos, tremores e febre, e pode levar à morte.
Vinca de Madagascar
Embora seja usada como tratamento para pressão alta, o consumo excessivo pode provocar queda da pressão arterial, tontura e desmaios.
Zantedeschia
Pode ser consumida após o cozimento, porém, o consumo da flor crua causa inchaço na boca, língua e garganta, tanto em animais quanto em seres humanos.
Comentários estão fechados.