A flor do amor é fácil de cultivar e vai embelezar sua casa
Agapanto é uma flor de pequeno porte, mas que está presente em vários jardins do Brasil.
Roberto Burle Marx foi um importante paisagista brasileiro, responsável por projetar diversos jardins, entre eles o do Eixo Monumental de Brasília. Por meio de suas obras, o agapanto se popularizou e está presente na paisagem urbana do Brasil. Hoje, você vai aprender como plantar agapanto e cultivar esta linda flor em seu jardim.
Leia mais: Dica boa: Veja quais plantas cultivar na água para decorar sua casa
O agapanto, ou Agapanthus Africanus, é uma planta de origem africana e se caracteriza pela presença de flores com pétalas violetas, azuis ou brancas. Costumam atingir de 40 cm a 1 m de altura e se tornou popular no Brasil a partir dos anos 50, por iniciativa de Burle Marx. A seguir, veja como plantar e cuidar do agapanto.
Como plantar?
O agapanto pode ser cultivado em mudas ou sementes, diretamente no solo ou em vasos para flores. No caso do solo, é importante que ele consiga reter umidade e esteja bem adubado.
Para flores em vasos, garanta a boa circulação de água para evitar acúmulo excessivo. Uma dica pode ser contar com o auxílio de pedras, responsáveis por evitar o aparecimento de raízes podres em razão da grande quantidade de água.
Como o agapanto interage com o ambiente?
A flor do amor consegue se manter em temperaturas frias, médias e quentes, embora prefira o calor. Como boa parte das plantas, o agapanto precisa de forte incidência de luz solar para crescer com mais facilidade.
Os cuidados com o solo são simples, basta mantê-lo úmido, sem encharcar, para que a flor consiga se desenvolver. Ao alcançar uma boa altura, sendo considerada uma flor adulta, a rega pode ser reduzida.
Cuidados para uma flor saudável
Como toda planta, é preciso um cuidado adicional para mantê-la forte e bonita. No caso do agapanto, é recomendado aplicar adubo no solo no mês de setembro para repor os nutrientes.
Embora a flor do amor consiga sobreviver em temperaturas mais frias, caso haja geadas ou neve, é importante cobri-la com plástico para que ela resista até o clima esquentar. Deixe espaços abertos para o oxigênio penetrar na planta.
Curiosidade sobre o agapanto
Embora a flor do amor seja linda, todas as suas partes são tóxicas, especialmente as raízes. O contato com a pele ou o consumo da flor pode desencadear reações no organismo, como queimaduras e irritabilidade da pele ou náuseas e vômitos. Portanto, tome cuidado.
Comentários estão fechados.