Veja como eliminar pragas domésticas utilizando apenas cascas de legumes e frutas

Aprenda a manter o seu jardim ou horta caseira saudável com ingredientes naturais que são obtidos praticamente de graça.

Existem ingredientes naturais que podem ajudar bastante no combate a algumas pragas do seu jardim ou mesmo na sua horta caseiras. Muitos deles são itens que poderiam ser jogados no lixo, sem receberem a devida atenção, como as cascas de frutas e legumes.

Veja também: 8 plantas que podem trazer proteção espiritual e sorte para dentro de casa

Inclusive, as cascas de frutas e legumes podem ser aproveitadas de diversas maneiras para ajudar a combater pragas no jardim de forma natural.

4 formas de usar cascas de frutas e legumes para combater insetos

1. Repelente natural

Existem cascas de legumes e frutas que possuem substâncias repelentes que afastam insetos indesejáveis. Por exemplo, partes de laranja, limão e citronela podem ser colocadas nos locais onde as pragas costumam aparecer, criando uma barreira odorífera que as afasta.

2. Armadilhas com cascas

Cascas de frutas como melão, abacaxi ou mamão podem ser utilizadas como armadilhas para atrair pragas como moscas e lesmas. Basta colocar a casca virada para baixo, próxima às plantas afetadas, e as pragas serão atraídas para dentro da casca, facilitando sua remoção.

3. Compostagem

As cascas de frutas e legumes são excelentes materiais para a compostagem, que é um método de reciclagem de resíduos orgânicos para obter adubo natural. A compostagem adequada permite a decomposição das cascas, transformando-as em nutrientes valiosos para as plantas, fortalecendo-as e tornando-as mais resistentes a pragas.

4. Chá de cascas

Algumas cascas, como as de banana e cebola, podem ser utilizadas para fazer chás que têm propriedades inseticidas e repelentes. Basta ferver as cascas em água por alguns minutos, deixar esfriar e, em seguida, pulverizar nas plantas afetadas ou ao redor delas. Isso ajudará a combater pragas como pulgões, ácaros e cochonilhas.

É importante ressaltar que esses métodos naturais podem ser eficazes em deter pragas de maneira mais suave e menos agressiva ao meio ambiente, mas eles podem não eliminar completamente o problema.

Se a infestação de pragas for grave, pode ser necessário recorrer a outras estratégias de controle de pragas ou consultar um especialista.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.