Comer pão TODOS os dias pode ser benéfico para você
O pão é um alimento que apesar de estar relacionado a muitos mitos, pode trazer muitos benefícios à sua saúde.
O consumo de pão vem diminuindo com o aumento das dietas low carb, ou seja, dietas com índices baixos de carboidratos. Diante disso, existe uma discussão atual sobre os benefícios e malefícios desse alimento. Segundo a Grains Food Foundation, o pão é rico em vitaminas e minerais que podem ajudar a alcançar os objetivos dietéticos. Para que você entenda e aplique a sua dieta, listamos algumas vantagens do pão.
Leia mais: Receita de Pãozinho de Batata: Rápida, Fácil e Econômica
O pão pode ser um aliado na sua alimentação
Confira abaixo quais fatores pesam positivamente para que esse alimento seja inserido em sua dieta.
1- Rico em fibras
As fibras ajudam na saúde intestinal além de dar saciedade, o que ajuda na perda de peso. Segundo o especialista Kristi Ruth, alguns pães possuem mais fibras que outros dependendo do processo de produção, se ele é integral ou não e também se contém sementes. Os estudos mostram que na fatia de pão integral há 2 gramas de fibra dietética, ou seja, 7% do valor necessário diário. Pensando nisso, o consumo do pão e outros alimentos ricos em fibra vai aumentar também a ingestão dessas fibras.
No entanto, para algumas pessoas com problemas intestinais não é aconselhável o consumo de grandes quantidades de fibra. E mesmo sem algum diagnóstico semelhante para quem não tem uma boa hidratação, o alto consumo de fibras pode causar inchaços, gases e cólicas desconfortáveis. Nesses casos é preferível o consumo de pães branco ou azedo, pois eles possuem menos fibra dietética
2- Variedade alimentar
Os pães de forma geral são ricos em ferro, fibra, vitaminas do complexo B, proteína, cálcio, tiamina, manganês e zinco. Durante a gravidez o folato é um nutriente importante para a gestante e o pão branco é uma fonte importante dele.
3- Aumento da glicose sanguínea
Embora o pão contenha todas essas vantagens já citadas, ele ainda é um alimento rico em carboidratos. Pesquisas desenvolvidas na Escola de Saúde Pública Chan mostram que a quebra dos alimentos ricos em carboidratos é absorvido aumentando os níveis de glicose do sangue. O índice glicêmico é o parâmetro que determina o quando aquele alimento ingerido irá aumentar na sua glicose e quanto menos fibras, mais alto ele será. Por isso, os especialistas sugerem o consumo do pão branco associado a uma gordura saudável ou proteína magra, desacelerando a absorção do açúcar.
De acordo com Kristi Ruthenergia, comer o pão isoladamente acarreta um pico de energia devido à quantidade de açúcar e logo em seguida uma queda brusca, te deixando mais lento.
Comentários estão fechados.