Novo golpe do imposto de renda: é importante saber como se proteger

Fique atento às mensagens que criminosos estão enviando para descobrir as suas informações pessoais e aplicar o golpe.

Na última quarta-feira, a Receita Federal divulgou um alerta para os contribuintes sobre o novo golpe do Imposto de Renda, no qual, por meio de mensagens falsas, os golpistas tentam coletar informações pessoais das pessoas e, em seguida, roubá-las. Se você não quer passar por esse transtorno, continue a leitura.

Leia mais: Nova declaração do Imposto de Renda; será que você deve prestar conta?

Fique atento para não cair em golpes no Imposto de Renda

Confira agora algumas orientações para evitar que você caia no novo golpe do Imposto de Renda:

  • Confira como age a quadrilha

Por meio de mensagens falsas, os criminosos que são especialistas em crimes pela internet, conseguem captar de forma ilegal, informações fiscais dos contribuintes.

Os golpistas também podem instalar programas nos computadores que são capazes de coletar e enviar informações privadas das vítimas.

  • Orientações da Receita Federal

A orientação que a Receita Federal dá para os seus contribuintes, é que ao receber alguma mensagem com o endereço direcionado à própria receita, o procedimento a ser feito é entrar no portal do contribuinte (e-CAC).

Ao acessar o e-CAC, o usuário deve entrar com o seu login e senha e verificar se há alguma pendência no seu CPF ou CNPJ.

Os locais seguros para alterações são nos sites oficiais, na Receita, e não por meio de mensagens aleatórias.

  • Passo a passo das orientações necessárias para não cair no golpe

A principal orientação é que o contribuinte não abra ou responda qualquer mensagem suspeita que chegue no seu e-mail, SMS ou qualquer outro meio de comunicação.

Por isso, não abra arquivos que venham anexados, pois podem ser programas executáveis que causarão danos ao seu computador ou celular. Eles podem até coletar informações confidenciais de quem utilizar o aparelho.

Em hipótese alguma acione os links para endereços da internet, mesmo que estes cheguem com o nome da Receita Federal, ou que venham acompanhados de mensagens como “clique aqui”.

A orientação é que você exclua a mensagem imediatamente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.