Conheça os tipos cadastrais mais comuns do CNPJ

Alguns tipos de situação de cadastro do CNPJ que são considerados mais comuns que outros

O CNPJ é o principal número de identificação fiscal brasileiro empresarial emitido pela Receita Federal. Através dele, é possível que as empresas realizem seu negócio de forma lícita no território nacional. Embora algumas pessoas não saibam, existem alguns tipos de situação de registro, tais como extinto, inativo, regular, ativo e cancelado. Se você quiser saber mais os tipos de situação cadastral do CNPJ, continue lendo este artigo.

Leia mais: Negativar nome do consumidor mais de uma vez é considerado prática ilegal

Confira os tipos de registro do cadastro do CNPJ

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) nada mais é do que um número de identificação fiscal que é emitido pela Receita Federal no Brasil. Para que uma empresa consiga atuar normalmente, de acordo com as leis nacionais, é preciso que ela possua um CNPJ, podendo ela estar sediada no Brasil ou não.

Esse número de identificação é composto por 14 dígitos, que são divididos. Dessa forma, o número de registro estadual da empresa é o conjunto dos dois primeiros números do CNPJ; o número espacial do Cadastro do Contribuinte Corporativo da empresa é o conjunto dos os oitos numerais seguintes; e por fim, os últimos quatro números do CNPJ representam a filial específica da empresa.

Quais são os tipos de situações cadastrais do CNPJ?

Embora existam vários tipos de situações cadastrais, normalmente, os mais comuns são: regular, cancelado, extinto, ativo e inativo.

O caso do CNPJ com tipo regular refere-se àquele status em que consta que a empresa cumpre com todas as obrigações legais e fiscais.

O tipo ativo indica que a empresa está operando ativamente.

O cancelado, é aquele em que a empresa não possui mais permissão do órgão competente para operar suas atividades em território nacional. Isso pode ocorrer por alguns motivos, como: não pagamento de impostos ou descumprimento dos requisitos legais.

O status inativo é direcionado para as empresas que não estão em atividade por um determinado período de tempo. Os motivos para isso acontecer variam e podem ser porque não houve a apresentação de relatório anual ou não houve atividade por algum tempo.

Por fim, o caso do CNPJ extinto representa aquela empresa que está permanentemente extinta ou dissolvida. Isso pode acontecer por motivos de falência ou por outro motivo que faz com que ela deixe de existir.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.