Tudo sob controle: técnica ‘54321’ para te ajudar com as crises de pânico
Nem sempre respirar fundo é o suficiente para vencer uma crise de pânico.
Conviver com problemas de ansiedade e crises de pânico é um desafio que tem acometido pessoas pelo mundo inteiro. A respiração parece ficar impossível, o coração começa a bater de forma extremamente acelerada e se manter no presente parece cada vez mais difícil. Por isso, algumas técnicas que estimulem seus sentidos podem te ajudar a passar por esses ataques de pânico de forma bem mais rápida. Conheça agora a técnica 54321.
Leia mais: Confira 5 dicas para controlar a ansiedade no dia a dia e ter mais tranquilidade na sua rotina
A técnica 54321
Correlacionada com problemas de picos de ansiedade, a crise de pânico consiste em episódios que acontecem subitamente, podendo durar apenas alguns minutos ou por horas, com sintomas como coração disparado, dores no peito, náuseas, formigamento e tremores no corpo, dificuldade de respirar e medo excessivo. Lidar com elas é sempre um grande desafio.
Porém, existem diversas técnicas que podem te ajudar a vencer um ataque de pânico. Entre elas está a técnica 54321, a qual utiliza-se do foco nos cinco sentidos para estimular a atenção plena e te trazer de volta para o aqui e agora.
Quando estamos passando por uma crise é muito difícil se concentrar, afinal, os pensamentos catastróficos parecem ficar em looping na mente. Dessa forma, utilizar cada um dos sentidos de forma isolada para focar a atenção é um ótimo artifício para se reconectar com o presente.
Como utilizar essa técnica?
1. Foque no que você vê:
Existem muitas coisas acontecendo ao seu redor, independente de onde você esteja. Portanto, mantenha toda a sua atenção primeiramente apenas naquilo que você vê, seja o que for. Uma porta, uma TV, um som, não importa, apenas cite 5 coisas que você esteja vendo neste momento.
2. Foque no que você toca:
Agora, é preciso que você utilize seu tato como aliado e foque apenas no que pode tocar. Sinta 4 objetos com qualquer parte do seu corpo, percebendo a textura, o tamanho etc. Tudo que importa agora é o que você está tocando.
3. Foque no que você ouve:
Quando paramos para prestar atenção nos sons, podemos nos surpreender com a quantidade de ruídos à nossa volta. Foque a sua atenção em 3 deles, pois a audição é um poderoso sentido para prender nossa concentração, portanto, a estimule.
4. Foque no que você cheira:
Através do olfato é possível estimular diversas partes do cérebro, inclusive a memória. Assim, encontre 2 coisas ao seu redor das quais possa sentir o cheiro, seja ele qual for. Eles vão trazer sensações importantes para prender sua atenção.
5. Foque no sabor que você pode sentir:
Assim como o olfato, o paladar é um ótimo sentido para nos envolver de sensações e memórias. Portanto, foque em sentir o sabor de algo. Se você tiver um doce ou um suco, por exemplo, é perfeito, mas caso não tenha, preste atenção no gosto que está em sua boca no momento.
Comentários estão fechados.