Países que mais produzem coco, um dos alimentos mais versáteis que existe

Essa fruta tem mil e uma utilidades. Confira agora quais são os maiores produtores de coco no mundo e o que dá para fazer com este alimento.

O coco é uma fruta muito rica nutricionalmente e apresenta diversas possibilidades de uso, que não se restringem à culinária. Por isso, é um exemplo de versatilidade. Nesse sentido, você já parou para pensar em quais são os países que mais produzem coco? Confira agora quais são eles, bem como os principais usos desse alimento.

Leia mais: Quiabo sem baba e sequinho; aprenda truques infalíveis

Maiores produtores de coco no mundo

A produção de coco depende do clima. Assim, os coqueiros crescem bem em climas quentes. Em geral, áreas costeiras úmidas são o ambiente mais adequado para a plantação dessa fruta. Por esse motivo, os maiores produtores de coco no mundo são a Indonésia e as Filipinas, que têm exatamente este tipo de clima.

A Indonésia é o país que mais cultiva cocos no mundo e chegou a produzir 16,82 milhões de toneladas em 2020. As Filipinas e a Índia ocupam a segunda e a terceira posição, respectivamente. Em relação aos maiores importadores de coco, a Tailândia e a Malásia se destacam.

Principais formas de uso do coco

Como mencionamos inicialmente, o coco é extremamente versátil, afinal, dá para fazer leite de coco, cocada, óleo, além de confecção de roupas, chapéus e biomantas que ajudam a evitar a erosão do solo. A casca do coco também pode ser utilizada como um ótimo adubo natural.

Apesar de ser extremamente versátil, o principal uso do coco é como óleo. Ao secar a polpa branca, chamada normalmente de copra, o extrato gorduroso é prensado para a extração do óleo e é utilizado em diversas aplicações, que vão desde o uso na cozinha até a produção de muitos sabonetes e cosméticos.

Alerta – Óleo de coco não é tão saudável como dizem

Em relação ao uso do óleo de coco na cozinha, cabe destacar que seu uso vem sendo propagado como saudável e há quem diga que ele promove até o emagrecimento. No entanto, essas informações são equivocadas. O óleo de coco não emagrece e ainda é rico em gorduras saturadas que elevam o colesterol. Por isso, use-o com cuidado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.