Veja qual cálculo fazer para saber qual o melhor combustível para o seu carro

A Petrobras já anunciou a suba dos valores do combustível. Diante disso, iremos lhe mostrar qual o cálculo que você deve fazer para usar o combustível mais vantajoso para você.

Petrobras irá fazer uma correção nos valores nas refinarias da gasolina e do diesel. Após 57 dias sem ocorrer mudança nos preços dos combustíveis, a média passará de R$ 3,25 para R$ 3,86, aproximadamente 19%.

Devido a suba nos valores da gasolina e do diesel, há uma pergunta que não quer calar. É viável abastecer o carro flex com álcool?

Aparentemente existe uma regra para resolvermos esta conta básica. Se o etanol diz respeito a 70% do preço da gasolina, é obvio que ele será a melhor escolha.

A fórmula para o cálculo é essa: efetue a divisão do valor do desempenho do álcool e da gasolina. Um exemplo rápido, se o carro consegue rodar 7,2 km/litro com álcool e 10 km/litro com gasolina, obteremos 0,72 ou 72% de eficiência com álcool.

Se você possui um carro com computador de bordo, ele fornecerá esta informação. Porém, se seu carro não possui o mesmo equipamento o procedimento será esse: complete o tanque e zere o hodômetro parcial, ou você pode apenas anotar o número, logo após você percorrerá a distância desejada e enchera novamente seu tanque, dividindo o total abastecido pela quilometragem rodada. Depois divida o valor do álcool pelo da gasolina.

Se preferir, existem sites que podem lhe auxiliar nesta conta.

É benéfico misturar etanol e gasolina?

Não há problema algum efetuar tal mistura em carros flex, além de não causar nenhum dano ao motor.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More