Confira se a ilusão de ótica consegue enganar sua mente

Muitas pessoas já foram enganadas por essa imagem. Será que você também vai se deixar levar?

Recentemente, surgiu uma nova ilusão de ótica que engana a mente porque se mostra como um buraco em expansão para a maioria das pessoas, embora seja uma imagem estática. Desse modo, essa imagem ocasiona um reflexo de dilatação nas nossas pupilas. Confira a imagem e entenda melhor sobre o assunto nesse artigo.

Leia mais: Observe essas ilusões de ótica e saiba o que elas podem revelar sobre a sua personalidade

Você sabe como funciona uma ilusão de ótica?

Nós ainda não entendemos exatamente o que acontece nos nossos cérebros quando enxergamos diferentes ilusões de ótica. Contudo, cientistas e artistas têm se dedicado a aprender mais sobre essa relação entre a realidade e a percepção desde o século XIX.

Saiba que objetos adjuntos podem influenciar na forma como você enxerga as coisas. Além disso, diferentes perspectivas podem mudar sua visão quanto a um objeto. Às vezes, as ilusões funcionam por causa de deficiências na anatomia normal dos nossos olhos.

Nova ilusão de ótica que engana a mente

Confira logo abaixo a imagem que chamou a atenção de cientistas porque faz o cérebro dilatar a pupila de quem a encara. Trata-se do chamado Expanding Hole Illusion (em português, Ilusão do Buraco em Expansão), que é um tipo de buraco negro que se expande conforme o tempo em que ele é observado.

Ilusão de ótica que engana a mente, Foto: https://nerdciencia.com.br/esta-nova-ilusao-de-otica-e-forte-o-suficiente-para-enganar-nossos-reflexos/

Foi publicado um estudo na revista Frontiers in Human Neuroscience sobre esse assunto, no qual foi verificado que em torno de 86% das pessoas são capazes de perceber a ilusão de ótica.

Avalie se você é uma delas: quando você observou a imagem, ela pareceu se mover do centro para as bordas como se fosse um buraco em expansão? Isso acontece porque a pupila reage à forma como nós percebemos a luz, mesmo que tal ‘luz’ seja imaginária, como nesse exemplo da ilusão de ótica.

Portanto, a ilusão promove uma dilatação da pupila, como aconteceria caso a escuridão realmente estivesse aumentando. Sendo assim, quanto mais escuro o buraco é, mais eficaz é a ilusão de ótica em enganar nossa mente, pois a pupila dilata mais e mais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More