Verdade ou mito: há mesmo riscos em tomar banho após as refeições?

Tomar banho após uma refeição sempre pareceu ser mais uma crença das nossas avós, mas será mesmo que elas estão certas?

Afinal, tomar banho após as refeições faz mal? Essa dúvida persiste no dia a dia e muitos entendem que se trata de um ‘mito’, algo que não tem problema, desde que não esteja com o corpo submerso na água, como nas piscinas.

De acordo com especialistas em nutrição, a resposta é taxativa: sim, tomar banho após se alimentar é prejudicial à saúde.

Entre outras razões, a alimentação altera a circulação de sangue e a digestão, o que se torna mais sensível quando estamos no banho, especialmente na água quente. A seguir, veja motivos para evitar essa higienização após se alimentar.

Saiba por que devemos evitar o banho após a refeição

Aumento da pressão arterial

Confira os riscos de tomar banho após as refeições: verdade ou mito?

Refeição antes do banho: por que evitar? – Imagem: Pixabay

Especificamente no caso dos banhos quentes, a água aumenta a pressão arterial, e a digestão dos alimentos também afeta esse aspecto do corpo.

Logo, se a pessoa tem um problema de hipertensão, deve esperar ao menos meia hora antes de entrar na água.

Distúrbios digestivos

Quando comemos, há o aumento da circulação sanguínea no estômago e intestino para digerir o alimento, mas, durante o banho, essa circulação elevada ocorre na pele. Com isso, há um desvio sanguíneo, o que é o suficiente para causar a indigestão.

Gasto de energia

Em processo parecido, quando nos alimentamos há gasto maior de energia corporal para gerar o metabolismo necessário à digestão.

Contudo, no banho, também há liberação energética para regular a temperatura corporal, gerando sobrecarga.

Desidratação

Durante o banho, especialmente sob a água quente, há perda de água do organismo por evaporação. Isso pode gerar desidratação após uma refeição, quando o organismo trabalha mais que o normal.

Gasto de energia

Por fim, durante o banho, há um gasto natural de energia por conta do contato do corpo com a água.

Já a alimentação demanda maior energia para a digestão e o metabolismo dos alimentos, tal consumo energético pode diminuir durante o banho.

Portanto, sempre que se alimentar, especialmente se for refeição mais pesada, evite o banho em sequência. Com esse cuidado básico, não passa por problemas de saúde e de indigestão.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.