Violência Infantil

Saiba o que é violência infantil e como combater esse tipo de abuso.

0

Todos os anos, milhares de denúncias de violência infantil são feitas no Brasil. É uma epidemia terrível que, para ser erradicada, é necessário aumentar a conscientização sobre o problema em si.

A violência infantil é quando um dos pais ou cuidador, seja por ação ou por não agir, causa ferimentos, morte, danos emocionais ou risco de dano grave a uma criança. Existem muitas formas de maus-tratos infantis, incluindo negligência, abuso físico, abuso sexual, exploração e abuso emocional.

Abuso Físico

O abuso físico de uma criança ocorre quando um dos pais ou cuidador causa algum dano físico não acidental a uma criança.

Abuso sexual

O abuso sexual ocorre quando um adulto usa uma criança para fins sexuais ou envolve uma criança em atos sexuais. Também inclui quando uma criança que é mais velha ou mais forte usa outra criança para satisfação sexual ou excitação.

Abuso emocional

Quando um pai ou cuidador prejudica o desenvolvimento mental e social de uma criança, ou causa danos emocionais graves, é considerado um abuso emocional. Embora um único incidente possa ser um abuso, na maioria das vezes, o abuso emocional é um padrão de comportamento que causa danos ao longo do tempo.

Negligência infantil

A negligência de crianças é quando um pai ou cuidador não dá o cuidado, supervisão, afeto e apoio necessários para a saúde, segurança e bem-estar de uma criança.

Pesquisa

Uma pesquisa feita em 13 países da América Latina revelou que o Brasil é o país que está em primeiro lugar como o mais violento com crianças e adolescentes. Segundo a Agência Brasil, 13% dos entrevistados enxergam que existe alto risco dessas práticas contra a criança no país. Em seguida, estão o México, com 11%, o Peru e a Bolívia, com 10%. As melhores percepções foram verificadas em Honduras e na Costa Rica, com 2%.

No recorte brasileiro, a pesquisa apontou que três em cada dez pessoas conhecem pessoalmente uma criança que sofreu violência. Além disso, 70% disseram sentir que a violência na infância tem aumentado nos últimos cinco anos e 83% concordam que essa violência pode ter impacto na vida adulta.

Ajuda

Se você vir algum sinal de abuso em alguém que você conheça, ou se você mesmo estiver envolvido em um relacionamento abusivo, procure ajuda imediatamente. A linha direta de atendimento é o Disque 100. O número funciona 24 horas e tem recursos para ajudar em todas as situações de abuso infantil. Todas as chamadas são confidenciais.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.