‘Virose da Mosca’: O que é esta doença que está contaminando muitos brasileiros?

Médicos alertam que contrair diversas vezes essa virose pode levar a uma danificação do organismo.

Você já ouviu falar da “virose da mosca”? Trata-se de um termo muito comum no nordeste do Brasil, onde a doença insiste em fazer muitos reféns. Porém, o termo não é a designação científica correta e pode confundir algumas pessoas. Por isso, veja a seguir com detalhes o que é a virose da mosca, como prevenir-se e como tratá-la, confira!

Entenda o que é a ‘virose da mosca’

A medicina entende por “virose da mosca” o conjunto de gastroenterites agudas que tem como principal transmissor diversos insetos, inclusive moscas.

Portanto, não é uma doença só, mas sim várias, sendo que cada uma delas possui as suas especificidades. No caso, o que as une enquanto um tipo único de virose é o fato de que elas afetam o trato gastrointestinal.

Desse modo, os sintomas mais comuns da virose são o surgimento de vômitos, diarreia e dor abdominal. Porém, também é possível registrar outros sintomas em casos mais graves, como o caso da febre.

Por fim, existem alguns sintomas adicionais que podem compor o quadro, como boca seca, dores de cabeça, tonturas, sonolência e prisão de ventre.

Ademais, vale ressaltar que essa é uma doença contagiosa, de modo que é preciso ter bastante cuidado quando em contato com pessoas que a tiveram.

Inclusive, os especialistas alertam que mesmo após o fim dos sintomas, ainda existe a possibilidade de transmitir a doença. Desse modo, é preciso evitar aglomerações enquanto está e após ficar doente.

Como prevenir e tratar?

A principal forma de prevenção se dá por meio do cuidado contra às picadas de insetos e de evitar o contato com pessoas doentes.

Quanto ao tratamento, esse se dará por meio da hidratação e do uso de medicamentos adequados.

Além disso, evite tomar remédios por conta própria, especialmente antibióticos, pois esses não irão combater uma doença viral.

Vale ressaltar que a prevenção é muito importante, uma vez que o sucessivo contágio com essa virose pode trazer consequências sérias para a nossa imunidade.

Afinal, o nosso organismo poderá sofrer de uma exaustão por conta do combate frequente a esses vírus. Por fim, em caso de contágio é essencial buscar ajuda médica.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.