Você bebeu café da forma errada a vida inteira! Saiba o que diz a ciência
Você pode beber o café com leite, com mais água ou com menos água, mas existe um horário ideal indicado pela ciência para consumir a bebida. Não erre mais!
Nada mais brasileiro do que uma boa xícara de café para jogar conversa fora, não é mesmo? Além de ser uma boa companhia pra a prosa, o café é um ótimo aliado para nos ajudar com a energia durante a rotina cansativa.
A verdade é que a bebida é popular e tem seus méritos totalmente plausíveis!
Apesar de tantos elogios que podemos render ao café, a bebida tem uma hora certa que pode ser ingerida. Já ouviu alguém dizer que não é bom comer feijão à noite?
Embora sempre tenhamos dúvida se a informação é correta ou não, tem certos alimentos que precisam ser consumidos dentro de um determinado horário.
Os pesquisadores da Healthline indicam que precisamos considerar o alto nível de cortisol que é liberado quando ingerimos o café. O cortisol desempenha um papel importante na regulação do metabolismo e da resposta ao estresse.
É verdade que, em determinados momentos do dia, os níveis de cortisol estão naturalmente mais elevados, como pela manhã ao acordar.
Esses níveis de cortisol elevados podem proporcionar um estado de alerta natural, reduzindo a necessidade de consumir cafeína para obter energia. Por causa do hormônio, os especialistas indicam a hora certa para ingerir o café. Confira!
Qual é o horário certo para consumir o café?
De acordo com alguns especialistas, os níveis de cortisol tendem a ser mais altos pela manhã, atingindo o pico em até 45 minutos após acordar. Isso significa que tomar o café ao acordar não é o indicado, pois pode convergir com o nível elevado do cortisol.
Ainda assim, a relação entre os níveis de cortisol e o consumo de café não é tão simples e pode variar de pessoa para pessoa.
Laura Cipullo, autora do livro Body Clock Diet for Women’s Health, compartilha a opinião de que tomar café logo após acordar pode levar a níveis mais elevados de estresse ao longo do dia.
Ela diz que pessoas que adotam essa prática podem experimentar uma maior sensação de cansaço do que o normal. Assim como o café pode dar disposição, também pode ser prejudicial.
Por isso, o ideal é buscar e ficar atento aos momentos de cansaço durante o dia, evitando consumir o café em momentos que o corpo está em alerta.
Comentários estão fechados.