Cocô saudável ou não? Saiba como a cor e a forma das fezes podem ser um alerta!

Você se atenta aos sinais que as fezes transmitem? Saiba que alguns problemas intestinais podem ser vistos através do seu 'cocô'.

Embora a grande maioria das pessoas sinta vergonha de falar sobre suas fezes, é de grande importância discutir este assunto. Afinal, o resultado delas diz muito sobre o funcionamento do sistema intestinal. Os principais pontos a serem considerados são a cor e a consistência do “cocô”. Por isso, vamos detalhar tudo que você precisa saber sobre a saúde das fezes.

Você consegue distinguir as fezes saudáveis das não saudáveis?
Foto: Shutterstock.

É preciso estar atento aos sinais que as fezes transmitem

Segundo especialistas, o cocô saudável apresenta uma coloração marrom médio, mas há a possibilidade de vez ou outra a cor ser diferente.

A título de exemplo, podemos citar as beterrabas. Este alimento é capaz de mudar a coloração das fezes. No entanto, há cores específicas que devem ser analisadas com mais cautela. Veja a seguir as principais.

  1. Fezes pálidas

Quando você for ao banheiro e perceber que suas fezes estão com uma coloração pálida ou cinza, significa que os cálculos biliares estão formando um bloqueio em seus ductos biliares.

Outra justificativa é algum problema que resulta em uma menor produção de bile. Além disso, é um sinal nítido que a gordura presente em sua alimentação não está sendo bem digerida. Chamamos de esteatorreia, sinalizando um câncer pancreático.

  1. Fezes amarelas

Em alguns casos, as fezes amarelas podem ser apenas o resultado do consumo de alimentos com essa coloração. Mas, também, é uma cor comum para as pessoas que possuem a doença do refluxo gastrointestinal.

Em outras situações, podem ser sinais de absorção ruim de gordura, o que caracteriza a doença celíaca. A infecção intestinal é outra possibilidade. E por fim, a doença de Crohn, que também apresenta um cocô na cor amarela.

  1. Fezes verdes

Como na coloração amarela, é comum ver fezes verdes quando você consome alimentos nesta coloração. Porém, pode, também, ser um sinal de alerta de uma possível infecção bacteriana.

Vírus como salmonela, giárdia ou norovírus são comuns em fezes verdes. Eles causam diarreia e, por isso, a bile não tem tempo para decompor as fezes, tornando-as marrons.

  1. Cocô vermelho vivo

Quando as fezes apresentarem essa coloração, é um sinal de alerta para um possível câncer de intestino. Agora, se ele estiver brilhoso, pode ser apenas porque você comeu um alimento com essa cor.

Se as fezes estiverem com a cor vermelho-escuro, significa sangramento na parte de cima do trato. Já o vermelho claro, indica sangramento no intestino grosso ou reto. São sinais comuns de hemorroidas ou fissuras anais.

  1. Fezes pretas

Além dos alimentos escuros, a constipação também pode ser uma causadora de fezes pretas. Porém, as fezes extremamente escuras podem ser um sinal de sangramento na parte de cima do trato gastrointestinal.

E em relação às texturas, o que é necessário se atentar?

Confira o que as diferentes condições de fezes podem indicar:

  1. Fezes de seixos

O formato ideal é o cocô que se assemelha a uma linguiça ou cobra e que passa facilmente pelo ânus. Se as fezes estiverem divididas em pequenos pedaços, pode indicar ausência de fibras.

  1. Fezes soltas

Caso suas fezes estejam muito soltas, pode significar que há muito consumo de frutose em sua alimentação. Outra justificativa é um possível problema no estômago.

  1. Fezes flutuantes

Quando as fezes flutuam, é bem provável que há muito consumo de gás em seu dia a dia. Além disso, a síndrome do intestino irritável pode justificar os “cocôs flutuantes”.

  1. Fezes que afundam

Se as suas fezes afundam rapidamente, significa que há falta de fibras ou líquidos em sua alimentação. Normalmente, possuem cores mais escuras.

Em qual momento devo me preocupar?

É importante você entender o funcionamento do seu intestino e saber o que é normal para ele. Há pessoas que vão ao banheiro três vezes ao dia, mas, tem outras que vão apenas três vezes na semana.

Sintomas como sangramentos, dor ou caroço na barriga, muito cansaço, perda de peso e mudanças dos hábitos também são sinais de alerta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.