Você é canhoto? Descubra os traços da sua personalidade
As pessoas canhotas são aquelas que utilizam prioritariamente a mão esquerda para realizar suas funções. Veja o que isso pode dizer sobre a personalidade delas.
Um indivíduo canhoto tem a mão esquerda como dominante para as principais tarefas, como escrever, desenhar e praticar esportes. Mas você sabia que, além do uso principal dessa mão, essas pessoas também têm traços de personalidade comuns?
Ao longo dos anos, a psicologia já descobriu alguns desses padrões na personalidade dessas pessoas. Por isso, preparamos uma lista com curiosidades sobre a personalidade dos canhotos.
Leia mais: Teaser Cerebral: você sabe identificar quem é o canhoto?
Qual é a personalidade de um canhoto?
Através de cruzamento de padrões, algumas semelhanças entre as personalidades de pessoas canhotas foram listadas. Veja algumas das principais:
1. Canhotos são bons em enfrentar desafios
Só por serem canhotos, eles já encaram desafios diários, tendo que aprender a lidar com objetos e instrumentos desenvolvidos apenas para destros. Isso já os torna bons solucionadores de problemas, uma vez que aprendem constantemente a superar situações com persistência, paciência e criatividade.
Além disso, canhotos podem ter um alto nível de QI (quociente de inteligência) e são mais detalhistas que pessoas destras. Afinal, desde jovens, eles já são colocados em situações que precisam solucionar para se adaptar.
2. São mais criativos e intuitivos
Outra característica comum entre pessoas que usam a mão esquerda é sua alta capacidade criativa e intuitiva. Isso ocorre pelo fato de terem o lado direito do cérebro como dominante, o que os garante altos níveis de imaginação e criatividade.
Os canhotos também são mais analíticos, comunicativos e possuem melhores habilidades para se relacionar. Ademais, mais um traço de personalidade comum entre essas pessoas é a liderança.
Em geral, pessoas com o lado direito do cérebro mais proeminente são artistas, atletas e criadores. Quando se deparam com um problema, canhotos costumam resolvê-lo de forma mais intuitiva, o que os leva a criar soluções mais criativas.
3. São bons atletas, competitivos e adaptáveis
Como já mencionado, os canhotos são adaptáveis às situações que enfrentam desde cedo em suas vidas. Segundo um estudo de Universidades do Noroeste dos Estados Unidos, pessoas canhotas possuem vantagem em esportes como boxe, tênis e golf. Um exemplo disso é Rafael Nadal, que é destro, mas foi treinado para praticar tênis com a mão esquerda.
Outros estudos mostram que pessoas canhotas também desenvolveram melhor a capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, além de processarem informações mais rápido. Até mesmo para digitar, acredita-se que há uma vantagem para os canhotos, já que estes têm mais chances de se tornarem ambidestros.
Características principais dos canhotos, resumidamente
- Bons em resolver problemas;
- Superam desafios desde jovens;
- São altamente pacientes;
- Alto nível de QI;
- Habilidades de liderança;
- Criativos e intuitivos;
- Boas habilidades de comunicação;
- Talento para esportes;
- Facilidade em realizar diversas tarefas;
- Mais chances de se tornarem ambidestros.
Comentários estão fechados.