Você é um "homem sigma"? Conheça a nova moda de masculinidade do TikTok
Os homens que se identificam como "Sigma" se consideram lideres natos, com uma personalidade introspectiva e misteriosa. Entenda mais sobre isso!
Os termos “Alfa” e “Beta” são comumente usados para dividir animais. No entanto, nos últimos tempos, diversos homens têm se identificado com esses termos e seus significados, adotando as nomenclaturas para si mesmos.
As redes sociais têm um papel fundamental na disseminação desta moda, levando-a para pessoas de todo o mundo.
Após ter se tornado uma “tendência” no TikTok, aplicativo de vídeos curtos, o conceito adentrou no imaginário de homens de todas as idades. Muitas pessoas, no entanto, veem esses termos e não fazem ideia do que isso representa.
O que significa ser um Sigma?
O termo alfa é usado para se referir ao macho mais poderoso e dominante de um grupo de animais, sendo conhecido e respeitado por todos os demais integrantes do agrupamento.
Já o “Sigma”, usado para definir “homens alfa”, seria uma referência a aquele que possui uma personalidade independente, solitária e não se encaixa nem aceita hierarquias sociais, como um lobo solitário.
Ou seja, o sigma é visto como um rebelde, que vai contra as regras pré-estabelecidas e é autossuficiente o bastante para se manter sozinho em todos os sentidos da expressão.
No entanto, é preciso deixar claro que o próprio autor do estudo que criou essa classificação se retratou por considerar essa divisão errônea. Segundo ele, a realidade é muito mais fluida e menos simplista.
Quem de fato são os homens que se consideram sigmas?
No início, o conceito de homem sigma surgiu como uma piada, uma forma de ironizar a divisão entre alfas (líderes) e betas (seguidores).
Os sigmas seriam aqueles que possuem a mesma influência do alfa, mas são donos de uma personalidade mais introvertida, assim como um beta.
Porém, em pouco tempo, essa definição ganhou adeptos que levaram a ideia a sério. Hoje, existem até mesmo cursos e mentorias ensinando homens a se portarem de acordo com um verdadeiro macho Sigma.
Entre os preceitos dessas formações está a solidão como escolha, êxito financeiro e sucesso com as mulheres. É comum que esses homens admirem personagens de filmes e séries que possuem personalidades que eles julgam Sigma.
Alguns exemplos mais comuns são: Patrick Bateman, do filme Psicopata Americano; Coringa, do Filme Joker; Tony Montana, do filme Scarface; Walter White, da série Breaking Bad, entre outros.
Críticas ao posicionamento
Diversas vezes, este “movimento” foi alvo de críticas por possuir preceitos considerados misóginos por algumas pessoas.
Segundo os críticos, os homens Sigma compartilham de ideais “machistas”, considerando mulheres como seres inferiores. No entanto, essas rotulações não parecem assustar os entusiastas dessa moda, visto que ela só cresce.
Comentários estão fechados.