Você é um pensador comum ou complexo? 9 sinais de quem pensa fora da caixa
Quem tem pensamento complexo tem abordagem diferente dos demais.
Quando você se depara com um problema, qual a sua primeira ação? Você tende a seguir o caminho mais óbvio ou pensa em algumas outras alternativas – que, quase sempre, são até mais criativas – para sair do buraco? Isso é o que separa um pensador complexo de um pensador comum.
Quem pensa com mais complexidade tem uma mente única. Eles sempre tentam abordagens diferentes, que fogem da superficialidade da maioria das pessoas. Afinal de contas, se o conhecimento tem muitas camadas, para que ficar só em uma?
Abaixo estão nove sinais de que você é, de fato, um pensador complexo. Veja se você se identifica com um ou mais tópicos.
9 sinais de que você é um pensador complexo e vê as coisas fora da caixa
Você pensa demais
Isso pode ser bom ou ruim. Você é o tipo de pessoa que pondera todos os mínimos detalhes e não toma uma decisão de imediato. Isso porque é natural que você repasse todos os possíveis cenários na cabeça. É uma rotina um pouco cansativa, mas, para você, é normal.
E questiona tudo
Para quem pensa de forma mais complexa, nada é o que dizem que é. Tudo é motivo para questionar. Não de uma maneira petulante, mas de entender se não haveria outro caminho a ser seguido.
Também vê padrões que nem todo mundo percebe de primeira
Os pensadores complexos, por verem tudo de outro ângulo, conseguem perceber alguns padrões que fogem do olhar desavisado das outras pessoas. Como sequências de números, algum tema recorrente em um livro – ou a solução de um problema.
As coisas não precisam ser preto no branco
Quem tem este ritmo de pensamento também está muito confortável em entender que há ambiguidade na vida. Nem tudo é só bom e nem tudo é só ruim. As áreas cinza existem.
Opiniões diversas são bem-vindas
Também estão de acordo em receber opiniões que se divergem das deles. Se você é um pensador complexo, com certeza gosta de debater seu ponto de vista e entender o que outras pessoas pensam sobre o assunto.
Você sente tudo – e muito!
Se você se encaixa neste grupo, você também é uma pessoa mais sensível. E, com isso, você consegue ter um entendimento melhor das emoções.
Grandes questões são seu fascínio
De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da vida? Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Grandes questões da humanidade, como estas, estão sempre na mente de quem é um pensador complexo.
Qualidade > Quantidade
Para este tipo de pessoa, aprofundar-se em algo é muito melhor do que dizer que o fez várias vezes. Isso vale para tudo.
Você entende que está em evolução constante
Pensadores complexos sabem que, como dizia Raul Seixas, somos “metamorfoses ambulantes”. Nada dura para sempre e, à medida que vivemos, evoluímos e mudamos. E precisamos estar abertos a isso.
Comentários estão fechados.