Você já ouviu falar sobre o cemitério do Google? Saiba o que está ‘enterrado’ ali
A empresa tem um site chamado "Google Cemetery", no qual estão reunidos cerca de 166 produtos que saíram de linha desde 2006.
Durante os mais de 23 anos de atuação, a empresa foi responsável por lançar diversos produtos com uma ampla variedade de funções. A descontinuidade de alguns deles se dá de forma natural devido a necessidade de reformulação e o avanço da tecnologia. A companhia conta com um site chamado “Google Cemetery”, que é onde estão armazenados cerca de 166 de produtos e serviços que saíram de linha desde 2006.
Leia mais: Google Play remove 14 aplicativos perigosos; exclua-os agora
Alguns deles, apesar de terem sido lançados há bastante tempo, ainda se encontram no mercado por causa da sua funcionalidade e tradição, como é o caso do Gmail e do Maps. Em contrapartida, alguns outros que fizeram sucesso no passado estão atualmente indisponíveis ao grande público. Graças aos avanços tecnológicos, certas coisas acabam se tornando obsoletas, então foram descontinuadas.
No cemitério do Google, é possível saber o motivo da retirada de tal produto do mercado, além de outras informações, como tempo de vida no mercado e as suas descrições.
Conheça alguns dos produtos que foram descontinuados pelo Google
- Orkut
Um que obteve bastante sucesso durante os anos 2000 foi a rede social Orkut. Para os brasileiros, ela foi a pioneira. Até hoje, muitas pessoas pedem a volta da mesma, apesar de parecer um “sonho” quase impossível de ser realizado. Infelizmente o Orkut durou apenas exatamente dez anos. Acabou em 2014 e deixou um legado que dura até hoje.
- Stadia
Recentemente, o Google anunciou que o serviço de jogos na nuvens vai sair do ar a partir de janeiro de 2023. O comunicado parece não ter surpreendido a maioria dos fãs gamers. Surpreendente mesmo foi o tempo do vida do serviço no mercado, pois ficou apenas três no ar.
- Picasa
O Picasa era um programa de edição de fotos digitais. Seu tempo de vida também foi de 14 anos, pois se iniciou em 2002 e chegou ao fim em 2016.
“O Google afirmou que o principal motivo para a aposentadoria do Picasa é que ele queria concentrar seus esforços inteiramente em um único serviço multiplataforma de fotos, no Fotos”, explicou o site sobre o fim do programa.
Killed by Google
O Killed by Google trabalha de forma semelhante ao Google Cemetery, porém com uma riqueza maior de detalhes e informações. Neste site, estão listados 144 produtos descontinuados. Eles estão subdivididos em categorias como serviços, aplicativos, hardware, entre outros.
Tanto o Google Cemetery quanto Killed by Google afirmam que o número de produtos interrompidos é muito maior do que os que estão atualmente no mercado, mas que há alguns que ainda poderiam estar funcionando atualmente, como é o caso do Reader.
Comentários estão fechados.