Você sabe a diferença entre os eclipses solar e lunar?
Ao contrário do que pensam muitas pessoas, esses dois tipos de eclipse não ocorrem da mesma forma, tampouco são a mesma coisa. Entenda!
O eclipse é um evento formado pela ação de dois ou mais astros alinhados, assim podem ser vistos tanto do espaço quanto da Terra.
Contudo, existem diferenças entre os tipos de eclipses que podemos ver aqui do planeta, facilitando assim sua identificação.
Ambos os casos de eclipse lunar e solar envolvem o alinhamento da Terra, da Lua e também do Sol, entretanto, cada um depende de como tais corpos celestes se posicionam.
Qual a diferença entre eclipse lunar e solar?
(Imagem: Reprodução/internet)
Esses eventos ocorrem quando cada um dos astros se alinham de formas diferentes, podendo ter alterações em sua aparência.
Além disso, é possível ver características diferentes dependendo do local onde os fenômenos são observados na Terra.
O eclipse lunar, por exemplo, acontece quando o Sol se alinha diretamente com a posição da Terra, enquanto a lua se encontra do outro lado do planeta, fazendo com que nosso planeta projete a sua sombra sobre a superfície da Lua, gerando o evento.
Diferentemente do caso acima, o eclipse solar ocorre quando os mesmos astros se posicionam com a Lua sobreposta ao Sol, e a Terra se encontra do outro lado.
Isso faz com que nosso satélite crie uma sombra e bloqueie a passagem de raios solares diretos para a Terra.
Variações nos eclipses podem ser observadas
(Imagem: Reprodução/internet)
Um eclipse lunar possui duas variações: o “penumbral” e o “umbral”. No primeiro caso, a Lua aparenta estar mais escura, passando menor quantidade de luz.
Já no eclipse umbral, é possível ver o satélite natural com características mais avermelhadas por conta do brilho do Sol e a sombra projetada pela Terra.
Além disso, é possível ver durante o eclipse solar em três variações “parcial”, “total” e “anular”. Na primeira situação, vemos a Lua cobrir parcialmente o brilho do Sol.
No caso do eclipse total, o satélite da Terra sobrepõe completamente a silhueta da estrela, tendo aparência mais escura.
Entretanto, o caso anular é um dos que chama mais atenção, pois, a depender da posição da Lua em comparação ao Sol, a estrela cria uma espécie de anel ao redor da silhueta da lua. Isso gera uma aparência misteriosa e avermelhada com o centro escuro.
Veja mais no vídeo:
Comentários estão fechados.