Você sabe como o queijo parmesão é feito? A verdade é chocante
Produto natural da região de Parmigiano, na Itália, o queijo parmesão é uma das iguarias mais apreciadas pelos entusiastas da gastronomia. Seu modo de fabricação, no entanto, é um assunto polêmico.
Não é segredo que o queijo parmesão é um dos mais amados do mundo, tendo apreciadores em todo o globo e sendo considerado por muitos como um ingrediente indispensável em diversos pratos.
No entanto, algo aconteceu que mudou a percepção dos fãs desse queijo: um post do Twitter viralizou mostrando como essa iguaria é feita. As reações não foram as melhores.
A história
Queijo parmesão. (Foto: Freepik)
A controvérsia teve início em uma publicação no Twitter, na qual um usuário expressou surpresa ao descobrir que a produção do queijo parmesão envolve o uso do estômago de bezerros.
Essa revelação deixou muitas pessoas desconfortáveis e até mesmo levou alguns a considerar adotar uma dieta vegana. Afinal, o filhote precisa ser abatido para que o coalho seja obtido.
O processo de fabricação do queijo parmesão tem início com leite de vaca de alta qualidade, que é envelhecido por pelo menos 12 meses em tachos de cobre.
Durante esse período, o leite é aquecido e combinado com soro e coalho. É justamente o coalho que tem suscitado preocupações entre os amantes desse queijo.
O coalho é uma enzima obtida do quarto estômago de bezerros, cordeiros ou cabritos não desmamados. Nessa fase de suas vidas, esses animais têm uma dieta composta apenas de leite, o que resulta em uma alta concentração da enzima quimosina.
Conforme os animais crescem, a quantidade de quimosina diminui, enquanto outras enzimas necessárias para a digestão de diferentes alimentos aumentam.
O papel da quimosina nesse processo
A quimosina desempenha um papel crucial no processo de fabricação do queijo, pois auxilia na separação dos sólidos do leite do líquido, formando uma coalhada firme. Ou seja, o coalho e seu conteúdo de quimosina influenciam a textura e o sabor final marcante do queijo.
Embora alguns fabricantes de queijo tenham adotado o uso de coalho vegetal, a maioria ainda segue os métodos tradicionais, o que pode gerar dúvidas na mente dos consumidores antes de saborear generosamente um prato com parmesão. E você, vai deixar de comer essa iguaria depois de descobrir como ela é feita?
Comentários estão fechados.