O que é ‘dark data’ e por que isso está se tornando um grande problema ambiental?
Certamente você também contribui para este problema e nem faz ideia disso.
Um novo problema relacionado com o uso da tecnologia vem preocupando ambientalistas: dark data. Talvez você ainda não conheça o termo, mas certamente faz parte do problema, pois ele diz respeito a dados que são armazenados nos celulares e computadores. Então, acompanhe a leitura para entender melhor do que se trata.
Leia mais: É possível pagar multa de trânsito no cartão de crédito?
Dark data – O que é e por que representa um problema?
Uma parte considerável dos dados que utilizamos em nossos aparelhos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores, só é utilizada uma vez. No entanto, eles continuam consumindo energia devido ao seu armazenamento. De forma resumida, este é o problema do dark data, ou “dados obscuros”, como o termo pode ser traduzido.
Tipos diferentes de dark data
Existem diferentes tipos de dark data a depender do setor. São basicamente informações não estruturadas, não exploradas e não marcadas que fluem entre diferentes dispositivos. Portanto, inclui arquivos de log, páginas da web, imagens, números e até mesmo documentos de empresas e e-mails.
Quais são os impactos do dark data?
Bem, como mencionamos anteriormente, esses dados armazenados gastam muita energia elétrica para que permaneçam nos servidores. Nesse sentido, cabe destacar que a energia gasta com eles em 2020 foi referente a 4% do total de emissões de gases de efeito estuda no mundo, como o metano e o dióxido de carbono, por exemplo.
Outro aspecto preocupante em relação ao dark data é a segurança dos dados. Caso uma empresa não possua um inventário de dados bem elaborado ou não tenha conhecimento a respeito do conteúdo do seu armazenamento, estará correndo risco de sofrer auditorias, multas ou danos à marca caso pessoas mal intencionadas utilizem seus dados.
Descarbonização digital
Uma alternativa que vem sendo discutida por cientistas para reduzir o impacto do dark data é a descarbonização digital, isto é, a redução da emissão de gases nocivos ao meio ambiente por meio dos próprios dados digitais.
O tema vem sendo abordado em grande escala, isto é, envolvendo grandes empresas e companhias, mas as pessoas podem diminuir o dark data individualmente, deletando fotografias, vídeos, e-mails, entre outros dados que não precisam mais e apenas estão consumindo seu armazenamento e gastando muita energia.
Comentários estão fechados.