Você sabe qual é a MAIOR estrutura já observada no universo? Nós te contamos
O universo guarda estruturas astronômicas que impressionam os cientistas com as suas proporções que desafiam a compreensão humana. Veja qual é a mais colossal dentre elas!
O universo é composto por galáxias e planetas de proporções extraordinárias e beleza inestimável. Essa magnitude de elementos continua fascinando a ciência que busca compreender as formações espaciais.
Para os cientistas, é possível determinar o que seria a maior “coisa” do universo, comparando tudo que já foi descoberto até hoje. No caso, essa “coisa” significa a maior estrutura que existe: a Grande Muralha Hércules-Corona Borealis.
O nome curioso foi dado para conseguir esclarecer o que seria esse superaglomerado de galáxias, onde a luz demora milhões de anos-luz para conseguir abranger toda a estrutura.
Por isso, essa imponente estrutura astronômica conseguiu ganhar o cobiçado título de maior “coisa” do universo que a ciência já identificou. A título de comparação, esse superaglomerado de galáxias é muito maior que a distância entre a Terra e a galáxia mais próxima, conhecida como Andrômeda, que leva cerca de 2,5 milhões de anos-luz para chegar à Terra.
Já a Grande Muralha Hércules-Corona Borealis “está muito distante, e, portanto, vemos uma estrutura que existia há muito tempo, quando o Universo era muito mais jovem (apenas cerca de 4 mil milhões de anos após o Big Bang)”, disse Jon Hakkila, um dos pesquisadores que identificaram a estrutura, em entrevista ao portal The College Today.
(Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)
Conheça a Grande Muralha Hércules-Corona Borealis
Descoberto em 2013, esse imenso grupo de galáxias tem cerca de 10 bilhões de anos-luz de comprimento.
Com o suporte de satélites orbitais, os dados de outros estudos e as análises dos raios gama, os cientistas conseguiram descobrir essa superdensidade que está localizada entre as constelações Hércules e Corona Borealis.
A descoberta foi anunciada no Huntsville Gamma-Ray Burst Symposium, um simpósio dedicado aos estudos dos raios gama. Assim, a equipe liderada pelos professores Jon Hakkila, Istvan Horvath e Zsolt Bagoly publicou as análises feitas que constataram que a Grande Muralha Hércules-Corona Borealis é a maior estrutura do universo, sendo seis vezes maior que sua sucessora, a Grande Muralha de Sloan.
O estudo constatou que a Grande Muralha Hércules-Corona Borealis é formada por gases interestelares e filamentos de matérias nos sistemas estelares que formam as galáxias.
Para Hakkila, essa descoberta é tão impressionante que ele ainda tem algumas dúvidas sobre a real dimensão. Mesmo assim, a existência de uma estrutura tão impressionante demonstra que o universo ainda guarda muitas estruturas magníficas como a Grande Muralha Hércules-Corona Borealis.
Comentários estão fechados.