Você sabia? Manchas roxas no corpo podem indicar estresse ou depressão
Você sofre com manchas roxas espalhadas no corpo? E nas regiões das pernas, elas aparecem? Saiba que as causas podem ser psicogênicas.
Já percebeu manchas roxas surgindo no corpo, especialmente nas pernas e coxas? Estes sinais, segundo especialistas, podem ser um reflexo físico de estresse e ansiedade. Com o avançar do tempo, essas marcas transformam-se, assumindo um tom amarelado antes de finalmente desaparecerem.
Toda e qualquer mancha no corpo deve ser considerada
Com a rotina cada vez mais agitada e cheia de responsabilidades, é comum identificarmos manchas roxas no corpo. Elas normalmente surgem por conta de situações de estresse, picos de ansiedades ou por tristeza profunda.
Nomeada mancha melancolia, trata-se de uma enfermidade autoimune e que raramente acontece. Pesquisas disseram que uma a cada dez mil pessoas sofre com essa doença.
Afinal, as manchas são realmente um sinal de alerta?
A resposta é sim. Afinal, todo e qualquer sinal que o corpo expõe já é motivo para atenção. Estudos dizem que essas manchas podem ser a primeira forma de manifestação sobre problemas de coagulação do sangue.
Outro detalhe muito importante é que esses hematomas podem acabar ocasionando fragilidade vascular. A título de exemplo, podemos citar a púrpura por melancolia. Neste caso, em específico, os sintomas normalmente aparecem sozinhos.
Se você está se questionando se há alguma forma para solucionar casos como este, a resposta é sim. O mais utilizado são os cremes ou as pomadas que irão ajudar na reabsorção do sangue extravasado.
É preciso estar atento…
É de extrema importância não desconsiderar qualquer mancha roxa que aparecer em seu corpo, além disso, não se deve tratá-la como uma consequência provinda de causas psicogênicas.
Antes de tudo, é necessário fazer uma investigação clínica e descartar todo e qualquer tipo de causa orgânica, seja através de medicamentos, distúrbios de coagulação, alterações plaquetárias, entre outras, para então se considerada uma questão psicológica.
Comentários estão fechados.