Você sabia que os anéis de Saturno possuem ‘prazo de validade’?
Ao contrário do que muitos pensam, os lindos aros congelados de Saturno não irão durar para sempre.
A maioria das pessoas acredita que os anéis de Saturno existem desde que o planeta surgiu. Muitos cientistas acreditavam nessa teoria também. Porém, durante a missão Cassini-Huygens, realizada em 2017, foi constatado que os anéis surgiram aproximadamente no período em que os dinossauros habitavam o planeta Terra.
Da mesma forma, estima-se que os anéis desaparecerão um dia. Explore o desaparecimento dos anéis de Saturno:
Desaparecimento dos anéis de Saturno
Ainda não há uma teoria que seja um consenso entre a comunidade científica acerca do surgimento dos anéis. Cientistas acreditam que uma lua que orbitava ao redor de Saturno foi destruída ou ”expulsa” do sistema há aproximadamente 100 e 200 milhões de anos. Seus resíduos – ou melhor, seus detritos – que permaneceram lá compuseram os anéis.
Porém, embora eles estejam presentes há milhões de anos, estima-se que eles também irão embora em alguns milhões de anos. Precisamente, em 100 milhões.
Esse número pode mudar, afinal Saturno tem uma órbita de 29,4 anos, e há intensa variação da exposição dos anéis ao Sol e à luz ultravioleta, o que altera o campo magnético do planeta. Isso pode aumentar ou diminuir a ”vida” dos anéis, embora a variação seja pouco expressiva. Porém, não se preocupe: você não irá presenciar esse fenômeno.
É possível que existam outros anéis?
Sim, os cientistas não descartam essa possibilidade. Primeiramente, porque outros anéis já existem em outros planetas – embora não sejam tão significativos quanto o Planeta dos Anéis. Dessa forma, novos discos congelados podem surgir e a causa pode ser, novamente, relacionada a detritos deixados por algum corpo celeste.
Qual a composição atual dos anéis de Saturno?
Os anéis de Saturno são compostos por bilhões de partículas e fragmentos de rocha e gelo, de tamanhos e formatos irregulares e que foram originadas de asteroides, cometas e luas destruídas pela força gravitacional deste planeta.
Comentários estão fechados.