Vozes da nossa cabeça: entenda o que acontece no cérebro quando ouvimos os nossos pensamentos e por que nos perdemos neles

Saiba agora o que ocorre na sua cabeça quando você fala consigo mesmo através dos pensamentos e quando você se perde neles.

O que será que acontece no cérebro ao ouvirmos os nossos próprios pensamentos? Por que motivo às vezes começamos a devanear e nos perdemos em nossos pensamentos? É isso que iremos te contar hoje, pois esse assunto vem sendo estudado e já existem informações para auxiliar no entendimento dessas questões.

Leia mais: Saiba identificar quando você está apaixonado através desses sinais

O que ocorre na nossa mente quando ouvimos nossos próprios pensamentos

Algumas pessoas falam consigo mesmas durante o dia todo, enquanto outras têm mentes silenciosas. Contudo, é inegável que em algum momento escutamos vozes dentro da nossa cabeça quando estamos pensando. Aparentemente, o cérebro atua de forma muito semelhante tanto quando “falamos” internamente quanto nos momentos em que de fato pronunciamos algo.

Já foi descoberto que quando estamos pensando, por exemplo, em uma discussão com outra pessoa, nosso cérebro atua de tal forma que nós acabamos desempenhando dois papéis: o de nós mesmos e o da pessoa com quem estamos discutindo mentalmente.

Qual a importância dessa observação sobre a mudança de papéis que interpretamos quando estamos pensando? A questão é que ocorrem alterações na ativação da região cerebral, que passa a ocorrer no hemisfério direito.

Ou seja, quando pensamos em situações que nos levam a ficar em perspectivas diferentes, mudam as regiões do cérebro que são ativadas. Nesse caso, também passa a ocorrer ativação em áreas como o lobo frontal e o lobo parietal.

Rede de modo padrão do cérebro – nosso piloto automático 

Uma outra questão muito interessante a respeito do nosso cérebro é que nós temos uma espécie de piloto automático, que é ativado, por exemplo, quando começamos a divagar em pensamentos. Essa rede pode controlar nossa mente quando estamos dormindo ou em repouso.

Isso quer dizer que nosso cérebro nunca para de trabalhar! Mesmo quando não estamos fazendo esforços para nos concentrar em algo, existem mecanismos responsáveis por manter nossa mente ativa, inclusive quando estamos imersos nos nossos devaneios.

O cérebro humano tem o hábito de “sonhar acordado” como uma maneira de continuar fortalecendo seu senso de si mesmo. Assim, a rede de modo padrão é útil, sobretudo para reduzir o estresse, aumentar a criatividade e promover sensações positivas. Além disso, ainda é bem relaxante.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.