WhatsApp cria carrinho de compras e mensagem interativa para produtos

App caminha para se tornar um meio de interações comerciais amplo e exclusivo. Usuários poderão enviar produtos e listas para compras aos clientes.

Mais uma vez o WhatsApp anuncia um novo mecanismo comercial dentro do aplicativo. Desta vez, trata-se do lançamento da “mensagem de compra”. O objetivo é permitir que os usuários mandem uma mensagem interativa de algum produto. Além da foto do produto, aparece para o consumidor um botão de “ação” para saber mais detalhes.

Mensagem de compra – WhatsApp

O novo recurso possibilita dois tipos de mensagens diferentes. O primeiro é para um produto específico (single-product message). O segundo para um grupo contendo até 30 produtos (multi-product message). Por meio da ferramenta é possível criar um carrinho de compras dentro do próprio mensageiro. Uma solicitação de compra é enviada para a aquisição do item. Vale destacar que o WhatsApp não cobra taxas por esse tipo de interação.

Contudo, o cliente não consegue efetuar o pagamento direto pelo o WhatsApp. Pelo menos não ainda, já que em breve poderá ser utilizada a função de pagar com Pix. O que ocorre é que um link externo é gerado para redirecionar o usuário para outras plataformas. Assim, é possível pagar através de app bancário ou boleto, por meio de serviço específico.

Envio da mensagem

Para conseguir enviar a mensagem de produto é preciso estar em uma conversa. Dessa forma, não dá para utilizar o novo recurso através de notificações. O carrinho de compras é único para cada usuário e aparelho cadastrado. Assim, o procedimento fica fora do WhatsApp Web e é exclusivo para o app em dispositivo móvel.

Depois do carrinho ser criado, os produtos não expiram mais. Caso algum parâmetro o valor do item seja alterado, o usuário recebe uma notificação sobre a atualização.

Autorização

Sobre a questão dos pagamentos, ainda é preciso que o Banco Central (BC) autorize o processo por WhatsApp. No caso, a autorização pendente é a respeito de contratos entre lojistas e consumidores. Atualmente, o app consegue efetuar pagamentos entre pessoas físicas. O limite máximo para cada transação é de até R$ 500.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More