WhatsApp para desktop começa ser a ser utilizado pelos usuários

Versão está em fase beta e possibilita uso do aplicativo sem a necessidade de um celular conectado. Mais novidades já foram relatadas por quem testou.

O WhatsApp começou a liberar a versão beta para desktop para vários usuários. Através da atualização e teste, é possível operar o app sem a necessidade de um celular. A modificação vem sendo pedida insistentemente por diversos usuários. Portanto, não será necessário um celular conectado para manter o programa ligado na versão Web, no macOS ou Windows.

Leia mais: Veja como desenhar em suas fotos pelo WhatsApp Web

A mudança é de bastante importância. Isso porque o app utiliza celulares para ficar “hospedado”. É a partir desses aparelhos que as informações são protegidas e criptografadas.

Pensando na segurança do usuário a empresa já informou que trabalha para não afetar o sigilo das informações. O WhatsApp trabalha na construção de uma nova arquitetura miltidispositivos.

Atualmente, quando o WhatsApp Web é aberto, por exemplo, o programa é espelhado no navegador. Assim, ele funciona apenas como um reprodutor do aplicativo que está funcionando no smartphone. Por isso, existe uma única chave criptografada no celular que dá acesso aos demais dispositivos.

A empresa diz que isso facilita a entrega de uma experiência perfeitamente sincronizada sem comprometer a segurança. Contudo, existem os pontos negativos.

Como no exemplo citado o WhatsApp Web apenas reproduz o aplicativo, o usuário pode enfrentar lentidão. Além disso, qualquer falha no smartphone repercute no segundo dispositivo de conexão.

Por esse motivo o WhatsApp lança a nova funcionalidade. Agora, cada dispositivo terá sua própria identificação a partir dos testes na versão beta.

Segundo a empresa, a segurança será mantida, já que todas as identidades estarão em um mesmo usuário. As pessoas poderão saber para quais dispositivos estão enviando as mensagens.

Fora isso, existe a “Verificação Automática de Dispositivos”. Esse recurso facilita a utilização do novo sistema. Só serão exigidas novas verificações em casos de registros de contas novas.

Acesso por QR Code ainda será possível

Ainda que o novo sistema já esteja disponível para testes, o WhatsApp Web continuará ativo. A empresa informou que será possível acessar outros dispositivos por escaneamento de QR Code.

De acordo com as primeiras informações, cada usuário poderá se conectar a até quatro dispositivos. Agora é aguardar que as atualizações cheguem para todos os usuários de modo definitivo.

Mais novidade

Os primeiros testadores já informaram que a versão para desktop permite ouvir o áudio antes de enviá-lo. Esta era uma das ferramentas que a empresa chegou a anunciar anteriormente. 

Por enquanto, os testes parecem estar indo bem, sem ocorrência de bugs. Agora é uma questão de tempo para a nova versão definitiva chegar ao público.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More