Novidade do Android deve facilitar o compartilhamento de imagens

A Inteligência Artificial aplicada na leitura de tela dos dispositivos deve vir embutida na nova versão do Android. Entenda o que muda para o usuário:

A leitura de itens na tela do smartphone é uma mão na rota em vários momentos. A ferramenta do Google está embutida na visão geral do Android. Mais do que tirar prints de maneira rápida, o recurso ajuda a deixar as opções de cópia acessíveis.

Leia mais: WhatsApp testa nova função de “Story” dentro da plataforma

A função está presente em celulares Pixel há quase 3 anos. Em outros aparelhos era necessário ter acesso por meio do Google Assistente. O recurso, no entanto, nem sempre está disponível. Porém, no Android 12 a opção deve vir ativada de fábrica.

Mais facilidade

Alguns apps bastante úteis que utilizam inteligência artificial já estão presentes no Android 12. É o caso do Google Tradutor e do Google Lens, por exemplo. Eles fazem parte da Visão Geral do Android. A versão Beta 4 soma às ferramentas a detecção automática de fotos.

Sempre que uma imagem está na janela do app, um ícone é mostrado no canto inferior da tela. Ao tocar no ícone, a mídia se expande e são exibidas as opções presentes no Google Lens. É possível copiar, compartilhar e salvar. Tudo aparece no canto superior. Além disso, é possível efetuar compartilhamentos rápidos entre os contatos do usuário.

Dessa forma, o recurso é significativamente mais eficiente que a outra opção padrão. Hoje, é necessário tirar um print, recortar a imagem e depois enviá-la, por exemplo. Ou seja, embora a mudança não seja tão grande, pode afetar sensivelmente a experiência do usuário.

Quando chega a atualização?

Ainda não se sabe se a atualização será disponibilizada para todos os aparelhos com Android 12. Algumas empresas possuem liberdade para utilizar ou não as adições que o Google promove. Samsung e Xiaomi são duas empresas que têm essa característica.

Assim, fica a critério das fabricantes adotarem a melhoria. Contudo, a expectativa é a de que, pelo menos, os aparelhos recentes estejam atualizados.

O Android repaginado também não tem data prevista de lançamento. Tudo indica que as novidades venham ao público de modo definitivo em breve. Quem sabe, ainda nos próximos meses, em 2021.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.