Yakult: tudo que você precisa saber sobre a bebida láctea que ganhou o mundo
Essa bebida, que é um símbolo de alegria infantil e tem origens asiáticas, ganhou seu espaço e investimento no Brasil, onde é uma sensação.
Se você cresceu na década de 1990 ou no início dos anos 2000, sua mãe já te “forçou” a tomar Yakult. Se não, você deve se lembrar da propaganda da TV, que falava dos todos os benefícios dos chamados lactobacilos vivos que estavam na embalagem.
A bebida láctea foi inventada no Japão pelo médico Minoru Shirota, que estava em busca de uma cura para a cólera e a desinteria.
Desde que começou a ser vendido, em 1935, tornou-se um item indispensável nas lancheiras das crianças japonesas e de outros países da Ásia. E, com o tempo, o produto começou a ser exportado para outras partes do mundo – inclusive o Brasil.
O que é o Yakult?
Basicamente, é um “iogurte” doce. Sua composição contém água, leite desnatado, glicose, açúcar e o Lactobacillus casei Shirota, os famosos lactobacilos vivos. Esta cepa é patenteada pelo médico inventor da bebida.
O Yakult é feito da seguinte forma: uma solução básica de água esterilizada e purificada de minerais mistura-se com leite em pó desnatado, açúcar e dextrose.
O líquido leitoso, então, é pasteurizado e somente depois de todo esse processo os lactobacilos são acrescentados. Quando a fermentação é concluída, a mistura é homogeneizada.
Para todos os gostos e de todos os jeitos
Com o tempo, a invenção do médico japonês tornou-se um império. Hoje, o Yakult é encontrado de diversas formas, com diversos sabores diferentes, para todos os gostos. Com isso, ele pode ser bebido de várias maneiras.
A mais comum é abrir a garrafinha e beber o líquido direto do bico. No entanto, há pessoas que colocam porções no freezer e consomem a bebida probiótica em forma de picolé, batida com frutas ou até mesmo misturando-a com refrigerante – por mais “estranho” que isso possa parecer.
Investimento
Em 2022, a Yakult do Brasil nunciou que investiria, até este ano, aproximadamente R$ 60 milhões na modernização do seu complexo industrial. A empresa fica em Lorena, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
A companhia anunciou investimento em novo maquinário e também ampliação do processo para atender melhor à demanda do produto.
De acordo com o presidente da Yakult no país, Atushi Nemoto, é um “investimento considerável” porque “confiamos muito no Brasil”.
A produção da fábrica em Lorena abastece todo o Brasil e parte do produto também é exportado para o Uruguai. De acordo com o jornal Valor Econômico, a Yakult não divulga os dados do Brasil.
No entanto, um levantamento da Euromonitor International mostrou que a empresa é a segunda colocada no país no segmento de iogurte probiótico, perdendo apenas para a Danone.
Comentários estão fechados.