YouTube passa a fazer parte da economia brasileira

O desenvolvimento de trabalhos para o YouTube foi tachado como "passatempo" por anos, porém agora ele já faz parte do sistema econômico do país.

O YouTube passou a ser considerado como uma plataforma que compõe a economia do Brasil e faz parte do mercado de trabalho, logo não mais é visto apenas como um hobby ou uma atividade que poderia fazer parte do sistema financeiro do país no futuro. Os dados foram divulgados pela Oxford Economics nesta quarta-feira, 31.

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A plataforma gerou 160 mil novos empregos só no ano passado, segundo o Impacto Economico do YouTube 2021, um relatório realizado pelo Google. A pesquisa mostra que muitos criadores de conteúdos e membros das equipes de produção dos canais trabalharam as mesmas horas semanais correspondentes a um emprego de tempo integral.

Crescimento de canais e público

O YouTube divulgou que, até dezembro de 2021, houve um aumento significativo no número de inscritos em canais. As informações mostraram que 2 mil canais contavam com mais de um milhão de inscritos e que 20 mil canais já tinham mais de 200 mil inscritos. Isso equivale a uma alta de mais de 20% em relação a dezembro de 2020.

Foi realizada também uma pesquisa para obter informações sobre insigths de como a plataforma está colaborando com a cultura e a sociedade brasileira. Foram ouvidas mais de 7 mil pessoas nesta investigação, entre elas estavam os produtores de conteúdos e os consumidores dos conteúdos que são disponibilizados pelo YouTube.

O resultado mostrou que a plataforma teve um impacto de R$ 6 milhões no PIB brasileiro em 2021. Esse valor integra tanto a receita obtida pelos canais quanto os efeitos nos negócios relacionados aos canais e rendas extras, ou seja, externas ao canal dos criadores. Em geral, marcas que contratam os youtubers por fora da Google.

Pequenas e médias empresas também ressaltaram que o YouTube ajudou muito na divulgação dos negócios de suas empresas durante a pandemia, pois foi por meio dele que obtiveram um crescimento tanto em vendas quanto em alcance de divulgação das suas produções.

A Oxford Economics relatou que quando os donos de pequenas, médias e grandes companhias compartilham um conteúdo que informam, é criativo e diverte o público, eles podem fazer com que o público se torne cliente no futuro.

A plataforma também ajuda diversas pessoas a aprender novas habilidades, abrir negócios, criar empregos e enriquecer as suas vidas de formas diferentes todos os dias. Em outras palavras, os usuários têm um leque de assuntos e informações que estão reunidas no mesmo lugar. Eles podem procurar por conteúdos específicos, assistir tutoriais de todos os gêneros e ouvir opiniões diretamente das pessoas que estão divulgando os seus negócios.

Além de ser bom para os negócios, o YouTube também ajuda os usuários na busca de hobbies, pesquisas educacionais e na melhoria de suas habilidades por meio de dicas de quem já está no mesmo meio.

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