1, 2, 3 ou mais? Esta é a quantidade de amigos que você deve ter para ser feliz
Entenda o que um estudo de Harvard que dura oito décadas tem a dizer sobre a importância dos relacionamentos para uma vida feliz.
Afinal, o que é preciso para termos uma vida feliz? Seria a riqueza uma solução? Seja qual for a sua resposta, é fato que cada um de nós pensamos diferentemente, pois somos seres singulares.
Veja também: 4 hábitos para perder o status de ‘nome sujo’ para ‘investidor’
Além do mais, as respostas são influenciadas conforme a cultura, criação e vivência daqueles que buscam responder essa pergunta. Entretanto, para uma das universidades mais prestigiadas do mundo, Harvard, a amizade é a chave para uma vida feliz, segundo o estudo mais longevo da instituição em relação à felicidade.
Detalhes do estudo de Harvard
O estudo referido chama-se Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto (Study of Adult Development, no inglês). Como ressaltado, ele é antigo, tendo início em 1938, durante a Grande Depressão. No princípio, a pesquisa abrangeu a saúde de alunos do segundo ano de Harvard e moradores de bairros pobres de Boston.
Os pesquisadores foram acompanhando essas pessoas durante quase 80 anos. Atualmente, o estudo continua com mais de mil homens e mulheres, que são filhos dos participantes originais.
Ensinamentos importantes do estudo para uma vida mais feliz
Presentemente, quem lidera a pesquisa é o psiquiatra e psicanalista Robert Waldinger. Conforme o especialista, por meio de uma publicação do site da Harvard, entre as descobertas, percebeu-se que relacionamentos e o quão felizes somos neles têm uma influência poderosa no nosso bem-estar.
Ou seja, conforme a faculdade, mais do que dinheiro ou fama, o que mantém as pessoas felizes ao longo da vida são os relacionamentos próximos. Ainda conforme a publicação, esses laços protegem as pessoas dos descontentamentos da vida, enquanto ajuda retardar o declínio mental e físico. Por outro lado, “a solidão mata”, destaca Waldinger. Ele diz que ela é tão poderosa quanto fumar e o alcoolismo.
Quantos amigos devemos ter para uma vida mais feliz?
Considerando que pessoas com relacionamentos sólidos conseguem viver por mais tempo do que aquelas que ficam isoladas, pode surgir a dúvida sobre a quantidade de amizades necessárias. É ressaltado que é importante ter pelo menos um ou dois relacionamentos fortes.
Interessantemente, durante o estudo, algumas pessoas tiveram dificuldades em destacar pessoas em sua lista de contatos. Portanto, isso evidencia a necessidade de termos relações próximas com outras pessoas, a qual podemos confiar.
Comentários estão fechados.