10 novidades nas leis de trânsito que você deve ficar atento para evitar multas
Recentemente o Código de Trânsito Brasileiro sofreu incrementos que, caso não sejam conhecidos pelos condutores, podem gerar multas por descuido. Cuidado!
Com o intuito de promover maior segurança nas vias brasileiras, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por recentes modificações.
De tempos em tempos, as leis de trânsito são atualizadas, e muitos motoristas acabam não percebendo as alterações, incorrendo assim em situações de infração que podem ter graves consequências, como a aplicação de multas elevadas e a retirada de pontos na CNH.
Portanto, é fundamental estar ciente das mudanças recentes para evitar problemas no trânsito. Além de garantir sua segurança e dos demais usuários, você também evita prejuízos financeiros decorrentes de infrações cometidas por desconhecimento das novas regras.
Fique por dentro das 10 principais atualizações recentes nas leis de trânsito e dirija com responsabilidade!
10 mudanças recentes nas leis de trânsito que estão “pegando” os desavisados
1. Novas regras no processo de formação de condutores
O caminho para chegar à CNH mudou um pouco. Agora, por exemplo, os candidatos não precisam realizar aulas práticas de direção à noite, como era exigido antes.
2. Mudança na penalidade para quem estiver dirigindo bêbado
Agora, em casos de homicídio culposo (quando não há intenção de matar) ou lesão corporal culposa (quando não há intenção de causar lesões), a pena de prisão não pode ser substituída por penas alternativas mais brandas.
3. Parcelamento de multas
A partir das novas mudanças, as multas podem ser parceladas em até 10 vezes, o que deve ser checado com o Detran.
4. Aceitação de documentos digitais
CRLV e CRV agora podem ser apresentados no formato digital, dispensando a apresentação física.
5. Blindagem de veículo de passeio
Agora, não é necessária a autorização do Exército Brasileiro para blindar carros.
6. Faróis
O uso recomendado dos recebidos durante o dia em rodovias de pista simples, fora de perímetro urbano, para os veículos que não têm luzes de condução diurnas.
7. Transporte de criança
Passou a ser obrigatório o uso da cadeirinha adequada para crianças com idade até 10 anos e altura inferior a 1,45 metros. O não cumprimento dessa medida resulta em multa por infração gravíssima.
8. Criança na moto
Anteriormente, a idade mínima permitida para o transporte era de 7 anos, porém, com a recente mudança no CTB, essa idade foi elevada para 10 anos.
9. Suspensão da carteira
Para os motoristas em geral, o acúmulo de 20 pontos ou mais em um período de 12 meses resultará na suspensão do direito de dirigir.
Já para aqueles que cometerem uma única infração gravíssima, o limite de verificação estabelecido é de 30 pontos em 12 meses para que tenham sofrido a suspensão da CNH.
No caso de motoristas profissionais ou motoristas que não tenham cometido infrações gravíssimas, o limite de pontuação estabelecido é de 40 pontos em 12 meses para que tenham antecipado a suspensão.
10. Renovação da CNH
Para motoristas com até 50 anos de idade, a renovação da CNH será necessária a cada dez anos. Aos condutores com idades entre 50 e 70 anos, a validade da CNH será de cinco anos.
Já para os motoristas com 70 anos de idade ou mais, a renovação da CNH será realizada a cada três anos.
Comentários estão fechados.