10 Temas que podem cair na redação do Enem 2019

Confira agora 10 temas que podem cair na redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem). Veja também algumas sugestões para abordagens dos temas.

0

O Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem) está marcado para acontecer nos dias 3 e 10 de novembro (dois domingos consecutivos). Muitos conteúdos são aplicados na prova, que é considerada uma porta de entrada para a universidade. Mas, a redação geralmente é a parte que mais preocupa os estudantes.

A principal dificuldade do aluno em relação à redação, é não saber qual o tema. Independente do assunto escolhido, cabe ao estudante apresentar um problema e formular alguma solução, conhecida como proposta de intervenção.

Nesse ano, o MEC afirmou que as provas não terão questões consideradas polêmicas. Temas esses considerados de questões mais sociais, como questões identitárias ou gênero, entre outras.

Confira agora 10 temas que podem cair na redação do Enem 2019.

Migração e Refugiados

No Brasil, existe a entrada de imigrantes e refugiados todos os dias. Principalmente os venezuelanos, que usam Roraima como porta de entrada. Nesse tema, pode-se abordar os ataques aos estrangeiros ou o combate à xenofobia.

Violência no Brasil e redução da maioridade penal

O governo atual aposta na redução da maioridade penal. Para se desenvolver bem com o tema, os estudantes devem estar cientes das estatísticas atuais e sobre uma discussão da necessidade de melhorias no sistema prisional brasileiro.

Além disso, uma abordagem interessante seria descrever como os jovens poderiam ter chegado ao crime. Em uma realidade de 60.000 pessoas assassinadas em 2017, a maioria são negros que moram nas periferias das grandes cidades.

Combate à depressão

A taxa de suicídios no Brasil está em constante crescimento. Isso chama a atenção para as consequências da depressão na vida das pessoas. Para uma boa abordagem no tema, é bom pensar em estratégias para assistência das pessoas com esta ou outras doenças psiquiátricas e ainda cuidados com a saúde mental.

Discurso de ódio

O discurso de ódio tem chamado muito a atenção na popularização das mídias digitais. Para uma boa abordagem do tema, seria interessante relatar uma reflexão dos motivos que levariam as pessoas a promoverem esse tipo de discurso ou até mesmo a se juntarem em grupos para propagar o preconceito.

Movimento antivacina

Algumas doenças consideradas erradicadas estão voltando a aparecer, como o sarampo, por exemplo. Isso porque passou a entrar em repercussão o Movimento Antivacina. Esse tema está relacionado com a responsabilidade social e traz muitas implicações para a sociedade como um todo.

Exploração sexual infantil

A exploração sexual infantil é uma realidade da sociedade brasileira. Para uma boa abordagem ao tema, o estudante deve conhecer os dados relacionados ao assunto, principalmente por se tratar de um tabu, que predomina por conta de algumas mazelas sociais.

Educação

Na educação, mais de um assunto pode ser abordado, sendo a alfabetização, evasão escolar, educação domiciliar e violência nas escolas. Para uma boa abordagem dos assuntos, é importante ter o conhecimento das leis educacionais e de dados relacionados.

Invisibilidade

Esse tema seria relacionado aos menos favorecidos. Como por exemplo, deficientes físicos ou idosos. Nessa questão, deve-se ressaltar o lado político, mas não doutrinador. Seria interessante também pensar em políticas públicas para minimizar os problemas relacionados aos idosos ou deficientes.

Fake News

Talvez o assunto das fake news apareça pela vertente das bolhas sociais. Uma boa dica seria escrever sobre esse tema de uma forma que explique como as pessoas estão se isolando em grupos sociais. Assim como a desinformação e a falta de preocupação com a veracidade.

Empoderamento feminino

Essa é uma questão que está em evidência. Por isso, abordando esse assunto, entraria a questão de que a mulher vivia oprimida. Não podia votar, trabalhar, ou se expressar. Hoje em dia, além disso, as mulheres podem ingressar em áreas vistas predominantemente como masculinas. A política é um exemplo.

Temas da redação do Enem dos últimos 10 anos

Confira agora os temas que caíram na redação do Enem nos últimos 10 anos:

  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
  • 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
  • 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil;
  • 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
  • 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21;
  • 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado;
  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana;
  • 2009: O indivíduo frente à ética nacional.

Leia também: Enem: Saiba como alcançar nota mil na prova de redação

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.