18 Comidas Típicas da Turquia – Kebab, charutinho e muito mais

Cozinha de tradições, as comidas típicas da Turquia tem influência otomana e também da gastronomia asiática, europeia e do Mar Mediterrâneo. Conheça os pratos turcos mais famosos.

0

A gastronomia turca tem origem na herança otomana e em razão da localização do país, que se situa entre a Europa e a Ásia, a cozinha do país é caracterizada por sabores encontrados nos dois continentes e pela gastronomia do Mediterrâneo.

As comidas típicas da Turquia são ricas em massas, vegetais, carnes, peixes e doces. 

1 Kebab

Kebab

É carne assada em espeto giratório cortada em cubos e servida  como churrasquinho paulista, ou no meio do pão como um sanduíche que leva salada e molhos.  

2 Simit

Simit

São argolas pequenas de pão cobertas com sementes de sésamo, papoula ou Nigela. Muito populares como um lanche rápido na rua e para comer durante o almoço. Na Grécia são conhecidas como “koulouri”.

3 Iogurte

Iogurte

Feito geralmente de leite de cabra, o iogurte na Turquia é consumido puro, como base de sopas, de saladas,  bebidas, adicionados como molho a carnes e vegetais.

4 Pide

Pide

É pãozinho achatado e recheado com queijos, vegetais, salsicha ou carnes. Pode ser servido com um ovo quebrado em cima na hora que sai do forno.  Também é conhecido como pizza turca.

5 Baklava

Baklava

Doce de massa folhada fina, com calda de açúcar ou mel, amêndoas e pistache.

6 Manti

Manti

A carne é envolvida por massa e passa por cozimento. O prato é servido com iogurte fresco, manteiga derretida e ervas picadas. Manti lembra muito o ravioli dos italianos.

7 Zeytinyagli

Zeytinyagli

Verduras frias como berinjela, tomate e abobrinha banhadas em azeite de oliva.

8 Dolma ou Sarma

Dolma ou Sarma

Folhas de videira ou de repolho que são recheadas com a mistura de arroz e carne . No Brasil o prato é conhecido como charutinho.

9 Lokum ou Manjar Turco

Lokum ou Manjar Turco

Cubos de gelatina doce aromatizada com água de rosas de damasco e polvilhados com açúcar de confeiteiro.    

10 Kahve

Kahve

É como o cafezinho é conhecido na Turquia. Consistente é mais concentrado do que o feito no Brasil, pois é preparado a partir de café moído até o ponto de farinha.  

11 Çay

Çay

Chá preto turco. Bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de planta e água quente.

12 Ayran

Ayran

Mistura de iogurte de leite de cabra e água. Geralmente, leva sal e pimenta ou hortelã em sua preparação. É servida fria e como acompanhamento durante as principais refeições. Pode ter gosto ácido.

13 Tulumba

Tulumba

Bolinhos doces que lembram os churros, porém são feitos com massa de farinha de trigo não levedada. Os bolinhos são fritos e encharcados em açúcar reduzida em água.  

14 Muhallebi

Muhallebi

Pudim feito de leite, açúcar, farinha, manteiga e baunilha. Servido em taças e recebe cobertura de amoras, avelãs, nozes, mel, canela e pode ser que também chocolate.

15 Raki

Raki

Licor derivado de uva ou figo e aromatizado com anis. Considerada bebida nacional da Turquia também é conhecido com leite de leão.

16 Dondurma (Sorvete Turco)

Dondurma (Sorvete Turco)

Feito com leite, açúcar, salepo ( farinha de raiz de orquídea roxa),  e mástique (resina). Em razão dos dois últimos ingredientes a textura do sorvete é firme e difícil de derreter.

17 Kadayif

Kadayif

Massa bem fina de  macarrão que leva recheio e cobertura de caramelo à base de açúcar com camadas de queijo, ou creme e nozes. Parece uma lasanha doce.

18 Ekmek kadayifi

Ekmek kadayifi

Pudim de pão com calda de açúcar. Geralmente é servido com creme coagulado.

 

Veja também  Comidas Típicas Brasileiras 

Comidas Típicas do Peru

Comidas Típicas da Argentina 

(Fontes: Wikipédia, BBC Brasil, Para onde for, Terra Mundi, Pixabay)

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.