2,6 milhões de doses de CoronaVac foram adquiridas para crianças

Ministério da Saúde reportou a aquisição de 2,6 milhões de doses da CoronaVac para a aplicação em crianças de todos os estados brasileiros.

No último sábado, 7 de janeiro, o Ministério da Saúde informou ter feito a compra de 2,6 milhões de doses de um dos imunizantes contra a Covid-19, CoronaVac. A vacina é produzida pelo Instituto Butantan juntamente com a Sinovac, uma farmacêutica chinesa.

Essa vacina sofreu alguns ataques quando foi elaborada ainda em 2020. Na época, o Governo Federal se mostrava bastante relutante quanto à aquisição dessas vacinas. Pessoas chegaram até a espalhar informações – que nunca se comprovaram verídicas – sobre a CoronaVac, apenas por ela ter se originado na China.

Algo que pode ter influenciado a postura do então presidente Jair Bolsonaro, é que o ex-governador de São Paulo, João Dória (PSDB), era “o padrinho” da CoronaVac. Na pandemia, o ex-governador e o ex-presidente estavam em um conflito motivado pelas opiniões e posicionamentos divergentes em relação às medidas de combate à Covid-19.

Na última sexta-feira, 6, a atual secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, informou que não havia doses do imunizante contra a Covid-19 em quantidade suficiente para atender a faixa etária composta por crianças de 6 meses a 11 anos de idade. Segundo a secretária, o governo anterior não deixou abastecimento suficiente para esse grupo.

Dessa maneira, o Ministério da Saúde, ainda no mesmo dia, assinou um aditivo relativo à aquisição de 750 mil doses do imunizante. Mais um contrato deve ser assinado em breve, buscando garantir o volume necessário referente a 2,6 milhões de doses da vacina.

Ethel Maciel ainda afirmou que terá reuniões com a empresa Pfizer, buscando receber as doses de vacinas infantis mais rapidamente. O Ministério da Saúde informou, em nota divulgada no sábado, 7, que “segue em tratativas com os laboratórios para garantir mais imunizantes para o público infantil o mais breve possível”.

O ministério pretende negociar o volume necessário das doses ainda em janeiro desse ano. Conforme apontado pela secretária, 3,5 milhões de doses devem ser recebidas da Pfizer e direcionadas para crianças de 6 meses a 4 anos, contudo mais 4,5 milhões de vacinas serão reservadas para aquelas de 5 a 11 anos de idade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.