288 mil bolsas estarão disponíveis através do Programa Universidade para Todos (Prouni)
As possibilidades de oferta de bolsas para o primeiro semestre de 2023 já podem ser acessadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Em sua primeira seleção de 2023, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferecerá 288.112 bolsas, das quais 209.758 são integrais e 78.354 são parciais. O Ministério da Educação (MEC) reuniu todas as informações sobre as vagas disponíveis para possibilitar que os estudantes consultem com antecedência as opções oferecidas em todo o país.
Os interessando em participar das vagas poderão realizar as inscrições entre 28 de fevereiro e 3 de março. Para concorrer no processo seletivo, é necessário ter participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das cinco provas. Adicionalmente, o candidato não pode ter zerado a prova de redação do Enem ou realizado o exame na condição de treineiro.
Para conquistar uma bolsa integral, é necessário que o concorrente demonstre que a renda bruta mensal per capita da família é de no máximo um salário mínimo e meio. Já para obter uma bolsa parcial (50%), a renda bruta mensal per capita da família deve ser de até três salários mínimos.
Todas as regiões do país contam com 14.346 cursos de graduação em 995 instituições particulares de ensino superior. A página do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, disponibiliza as opções de oferta e é possível realizar a busca por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localização do campus. Confira a tabela com o número de bolsas por tipo e por Unidade da Federação:
De acordo com a classificação, que levará em conta o limite de bolsas disponíveis por curso, turno, local da oferta da instituição e tipo de modalidade de concorrência, ocorrerá a pré-seleção dos candidatos inscritos.
Comentários estão fechados.