3 dicas práticas para NÃO ser taxado em compras no AliExpress
Apesar de não parecer, é possível escapar das incômodas taxas alfandegárias com algumas atitudes simples ao realizar compras internacionais.
Fazer compras em sites internacionais, como a Shopee, a Shein e o AliExpress, tornou-se um hábito recorrente para muitos brasileiros.
De acordo com os fãs dessa prática, nessas lojas online, todas de origem chinesa, é possível encontrar muitos produtos que não são encontrados em lojas físicas de alguns lugares do Brasil. Além disso, os preços são sempre referidos como mais em conta.
Contudo, a Receita Federal tem uma política de taxação de compras internacionais levando em consideração alguns limites de valor dos produtos. Se você vai fazer uma compra internacional, precisa ficar atento a essa regra para não ser pego de surpresa.
Porém, neste artigo fomos além e decidimos revelar três dicas que você deve colocar em prática se quiser escapar da taxação em compras feitas no site AliExpress, mais especificamente.
Vale destacar que essas dicas são todas “legalizadas”. Ou seja, você não será informado sobre nada que possa burlar as normas da Receita Federal, muito pelo contrário, com essas dicas você vai ficar mais “ligado”. Confira a seguir!
1. Cuidado com o tipo de frete escolhido
A primeira dica para fugir da taxação em compras no AliExpress é escolher o tipo de frete certo ao finalizar a compra.
Geralmente, o AliExpress oferece frete grátis para seus clientes, mas isso pode aumentar a chance de taxação ao chegar na alfândega brasileira.
Portanto, o ideal é escolher alguma opção de frete pago via Remessa Postal Internacional, que, aqui no Brasil, é operada pelos Correios.
Quando os Correios “entram na jogada”, a chance de taxação diminui, apesar de a empresa poder cobrar alguma taxa de serviço também. Mas isso não é regra.
2. Analise bem a página do vendedor
Antes de finalizar uma compra no AliExpress, dê uma olhada na página do vendedor do produto desejado e procure relatos de outros compradores.
Isso porque alguns produtos são mais “taxáveis” que outros, como é o caso de smartphones, drones, perfumes e outros.
Então, se os comentários alertarem para a alta incidência de taxas, o ideal é redobrar os cuidados na hora da compra.
3. Mantenha-se no limite de gratuidade
A Receita Federal estabeleceu o limite de US$ 50 para a taxação de encomendas internacionais. Então, se você comprar menos que isso em cada compra no AliExpress, provavelmente não pagará taxas.
Na somatória, leve em consideração o valor do frete dos produtos para tentar se manter dentro dos US$ 50. Fique atento!
Se você for comprar itens pequenos em quantidade considerável, pode entrar em contato com o vendedor e pedir que ele fracione o pedido em pacotes pequenos de até 2 kg.
Esses pacotes geralmente não passam por uma fiscalização rígida, o que pode evitar a taxação.
Comentários estão fechados.