4 dicas para diminuir o uso do celular e ter uma vida mais saudável
Apesar da facilidade proporcionada pelos smartphones, seu uso excessivo pode indicar a presença de um vício. Saiba como reverter isso!
Nos dias de hoje, é raro encontrar alguém que não tenha um celular. Através dele, podemos desempenhar uma infinidade de ações: transações bancárias, conversar com os amigos, cuidar da saúde, comprar utensílios, etc.
Mas você já parou para pensar quantas horas passa na frente do seu celular? E se tem controle sobre o tempo gasto nas telinhas?
Se você não consegue ficar longe do seu telefone, é provável que esteja viciado. Continue lendo para entender como reverter isso e adquirir uma vida mais saudável!
Nomofobia: um vício chamado celular
Criado no Reino Unido, o termo nomofobia (abreviação do inglês de no-mobile phobia) é utilizado para descrever o medo de ficar sem o celular ou ser impedido de usá-lo.
Você fica ansioso, estressado e se sente incomunicável. Saiba que essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que se imagina.
Segundo uma pesquisa de 2021 realizada pela empresa App Annie – que considera apenas aparelhos Android – os brasileiros passaram, em média, 5,4 horas por dia no celular.
Por esses motivos, é essencial estabelecer uma relação saudável com os smartphones. As dicas abaixo vão te ajudar a superar ou amenizar esse vício:
Evite dormir com o celular por perto
A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – hormônio responsável pelo sono. Além disso, o barulho das notificações pode nos fazer acordar e interromper nosso descanso.
A combinação desses dois fatores influencia diretamente na qualidade do sono e, posteriormente, na nossa saúde.
Deixe o celular de lado durante as refeições
Comer mexendo no celular influencia na percepção da quantidade de comida ingerida. Já que estamos distraídos com o conteúdo passando na tela, acabamos comendo mais e sem mastigar corretamente, levando ao consumo excessivo de calorias e à má digestão.
Não leve o celular para o banheiro
Por ser um local com presença acentuada de germes e bactérias, o contato do seu celular com estes microrganismos pode ocasionar diarreia ou infecções.
Além disso, utilizar o smartphone enquanto faz suas necessidades pode te distrair e fazer você permanecer por muito tempo no vaso sanitário, acentuando o surgimento de hemorroidas. E o que era para ser apenas 5 minutos, acabou virando 20!
Estabeleça limites
Estabeleça períodos específicos para utilizar o celular, conferir as redes sociais e responder mensagens. Conte com a ajuda de aplicativos do próprio smartphone que limitam o tempo de uso e definem horários.
Outra dica valiosa é desativar as notificações de aplicativos, que fará você checar menos o seu aparelho. O que os olhos não veem, o coração não sente!
Comentários estão fechados.