5 Doenças Causadas por Vermes

Conheça algumas das principais doenças causadas por asquerosos vermes, platelmintos ou nematelmintos como é causada e como pode ser evitada.

Os vermes são animais que podem ter corpo corpo achatado, em forma de fita (platelmintos), corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades (nematelmintos) ou corpo dividido em anéis (anelídeos).

Todos lembram o aspecto de uma minhoca e costumam causar repugnância nas pessoas. Além de asquerosos, esses animais podem causar doenças nos seres humanos. Conheça agora cinco dessas doenças causadas por vermes, seja platelmintos, nematelmintos ou anelídeos, e saiba como preveni-las.

 

Cisticercose – Essa doença é provocada quando o ser humano ingere os ovos das tênias junto com a água ou alimentos contaminados, podendo provocar desmaios e convulsões. Por isso é importante sempre lavar bem os alimentos e ficar atento se há alguma coisa estranha.

Ascaridíase – Doença transmitida pelo Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido como lombriga. Quando a água, alimentos ou a mão estão contaminados pelos ovos desse animal e a pessoa os leva à boca, a contaminação ocorre.  Esses parasitas ficam alojados nos pulmões, traqueia e intestino.

Teníase ou solitária – é causada pela tênias que parasita porcos e as que parasitam bois. A infecção ocorre principalmente pelo consumo de carne suína ou bovina mal passada. Ao se alimentar da carne mal cozida desses seres vivos contaminados, o ser humano pode ser infectado. Ao entrar no organismo, a solitária  que pode atingir até 9 metros de comprimento, se prende no intestino humano.

Esquistossomose ou barriga-d’água – causada pelo verme esquistossomo (Schistosoma mansoni). Ele entra no corpo através da pele, quando a pessoa entra em contato com a água contaminada. Assim, provoca febre, coceira na pele e diarreia. Depois de um tempo, ele passa a viver nos vasos sanguíneos do fígado, podendo fazer com que a pessoa fique com a barriga enorme e sinta muito desconforto.

Bicho-geográfico ou larva migrans cutânea – o ancilostoma (Ancylostoma braziliensis) é o parasita responsável. Esse parasita pode viver no intestino de cães e gatos, sendo liberados junto com as fezes (cocô). Por isso, deve-se evitar que uma pessoa pise descalça nesses locais, impedindo assim, que os vermes entram pela pele e,  migrem através do tecido subcutâneo ou visceral deixando seus rastros pelo corpo, parecidos com um mapa, por isso o nome “bicho geográfico”.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.