6 'legumes' que na verdade são frutas e você NÃO sabia!
Você sabe qual é a diferença entre frutas e vegetais? Arriscamos a dizer que não, e por isso você pode estar confundindo essas plantas comestíveis. Aqui, apontamos 6 frutas que você achava que eram legumes!
Quando se trata de categorizar nossos alimentos, muitas vezes não prestamos atenção suficiente. Como exemplo, nós costumamos jogar as coisas em classificações “legumes” ou “frutas” sem pensar muito nisso.
Hoje, vamos desvendar o mistério de seis “legumes” que, na verdade, são frutas! Prepare-se para transformar sua visão sobre tais alimentos presentes na sua mesa todos os dias!
Qual a diferença entre frutas e legumes?
Antes de mais nada, vamos explicar quais são as particularidades de cada tipo de plantas comestíveis.
As frutas são, na verdade, os órgãos reprodutivos das plantas, elas contêm sementes e geralmente se desenvolvem a partir de flores.
Já os legumes, são partes comestíveis de plantas, como folhas, raízes, caules e flores, sendo que eles não costumam possuir sementes.
Agora que você já sabe a definição científica de cada um, vamos à nossa lista!
1. Pimenta
Vamos começar com uma surpresa picante! A pimenta, que muitas vezes é usada para dar sabor e um toque de calor aos nossos pratos, é na verdade uma fruta.
Ela contém sementes e se encaixa perfeitamente na definição botânica de fruta. Agora, da próxima vez que você adicionar pimenta à sua comida, lembre-se de que está dando um toque frutado à sua refeição.
2. Pepino
Outro intruso na categoria de legumes é o pepino. É surpreendente, não é? Este refrescante vegetal, com alto teor de água e perfeito para saladas, é, na verdade, uma fruta.
Os pepinos também contêm sementes e crescem a partir das flores de uma planta. Portanto, da próxima vez que você saborear um pepino gelado, saiba que está comendo uma fruta!
3. Abobrinha
A abobrinha é frequentemente usada em pratos salgados, mas, para a surpresa de todos, é outra fruta camuflada de legume.
Como as abobrinhas contêm sementes e são produzidas a partir das flores, elas atendem aos critérios botânicos de uma fruta. Use-as em uma receita de lasanha vegetariana para um toque frutado no seu prato.
(Imagem: divulgação)
4. Abóbora
Outro membro da família das cucurbitáceas (parente da abobrinha) que nos engana é a abóbora. Da mesma forma que a anterior, as abóboras são frutas.
Sua versatilidade na cozinha, seja em sopas, assados ou em tortas, torna difícil acreditar que são classificadas como frutas. Mas, acredite, elas são!
5. Azeitona
As azeitonas, essas pequenas delícias que adicionamos às nossas pizzas e saladas, também são frutas. Elas são colhidas de oliveiras, que são árvores frutíferas.
Mesmo que tenham um sabor único e sejam geralmente consideradas um complemento, elas se encaixam perfeitamente na categoria de frutas.
6. Milho
Aqui está outra reviravolta inesperada: o milho é uma fruta! As sementes suculentas e amiláceas do milho crescem a partir de flores do pé.
Então, da próxima vez que você saborear uma espiga de milho no churrasco, lembre-se de que está desfrutando de uma fruta assada, e não um vegetal.
Comentários estão fechados.