9 dicas para desenvolver a sua criatividade no trabalho

A fim de te ajudar, selecionamos nove dicas para que você possa se destacar no trabalho e conquistar o seu sucesso profissional de forma criativa.

No processo de formação profissional, o que não pode faltar é criatividade, embora nem sempre seja assim na prática. Geralmente diversas instituições de ensino adotam uma metodologia defasada, com uma abordagem cansativa, repetitiva e até mesmo difícil de ser adequada às exigências do mercado de trabalho.  Poucas delas de se comprometem a fugir do padrão, a fim de estimular a capacidade de pensar do aluno ou instigar o exercício da criatividade nas suas atividades de trabalho, de modo que prepare o mesmo para um futuro mais promissor.

O processo educativo geralmente se confunde com um manual de instruções, em que diversos dados são passados para os alunos de forma pronta, por meio de uma conexão fragilizada entre os estudantes e determinados conteúdos. Porém, na situação real do mercado de trabalho, muitas coisas mudam, visto que em sua grande maioria as empresas preferem apostar em candidatos dinâmicos, capazes de inovar.

Para que um profissional seja considerado realmente bom, é necessário que seja criativo na resolução de problemas e traga novidades para o ambiente de trabalho. O fato das instituições de ensino não propiciarem o desenvolvimento dessa qualidade e a mesma não surgir naturalmente, faz com que várias pessoas encontrem dificuldades para desenvolvê-la, ainda mais quando a execução de uma tarefa possui um tempo limitado, já que pensar sob pressão inibe novas ideias e aumenta o estresse.

Para que aprimore sua criatividade e melhore sua qualidade de vida em diversos aspectos, é preciso que compreenda o valor da inovação e da sua autonomia. Através de algumas práticas simples ou por meio de um treinamento mental contínuo, é possível abrir novos caminhos para a inspiração. A fim de te ajudar nesse quesito, selecionamos nove dicas para que você possa se destacar no trabalho e conquistar o seu sucesso profissional de forma criativa. Confira abaixo:

  1. Troque de ambiente

Por mais que você tenha que executar suas tarefas nas extremidades de um escritório, sempre que for possível, tente optar por outros ambientes. Explore trabalhar em cafés, restaurantes ou até mesmo bares. Caso prefira curtir o ar livre, vá ao parque. Esse hábito pode ser muito útil para o seu cérebro, visto que lugares casuais e agradáveis são capazes de estimular novas idéias e reduzir a pressão de ser obrigado a criar algo. Além disso, procure manter um equilíbrio sonoro, evite locais muito silenciosos ou muito barulhentos, por exemplo. Ver pessoas circulando é uma ótima estratégia para que sua mente esteja sempre na ativa.

  1. Faça caminhadas

Nesse caso, o que importa não é o roteiro de sua caminhada, ou seja, se vai fazer uma trilha ou ir até a sorveteria do seu bairro, o que importa mesmo são os benefícios dessa prática. A caminhada é considerada um ótimo exercício para a boa circulação do sangue e ainda estimula o surgimento de novas idéias. Evite ao máximo que puder transitar apenas de carro para fazer as suas atividades diárias. Aposte em fazer alguns trajetos a pé para trabalhar a sua capacidade criativa.

  1. Relaxe sua mente

É claro que as obrigações do dia a dia exigem muita concentração e determinação por parte de um profissional, mas quando estiver executando algo corriqueiro, como dirigir ou organizar o seu quarto, procure relaxar a sua mente. Evite pensar em problemas ou gastar energias se culpando por algo que não deu certo no trabalho. Não se auto repreenda ou se limite, deixe que o fluxo de seus pensamentos dê lugar ao positivismo e dessa maneira abra novos espaços para a mente ser criativa.

  1. Ouça conversas

Uma dica importante é estar constantemente atento ao que acontece em sua volta. Prestar atenção nas conversas de desconhecidos é uma forma de se inspirar e explorar a sua capacidade de pensar em coisas diferentes do habitual. Ao usar o transporte público, por exemplo, você pode ter uma ótima oportunidade de ouvir conversas interessantes e que muitas vezes entram em conflito com a sua realidade. Procure contextualizar aquelas informações e tente imaginar a partir de trechos ouvidos qual é a história por trás.

  1. Tenha acesso à cultura

Uma ótima forma de aprimorar a sua capacidade criativa é estar sempre em contato com algo que remeta a cultura.  Você pode ouvir músicas, ler livros e revistas, assistir filmes e peças de teatro, freqüentar exposições ou museus, dentre outras atividades. Faça o possível para ter acesso a todo tipo de cultura disponível na sua cidade. Você também pode utilizar a internet para explorar diversos conteúdos ricos em aspectos culturais. Outra dica é ir além daquilo que você já está acostumado a fazer. Por exemplo, ao invés de assistir sempre filmes de comédia, procure ver algo sobre ação ou drama. O importante é que entre em contato com o diferente e não tenha medo de se arriscar culturalmente.

  1. Mude de perspectiva

Deixar de ser acomodado e sair da sua zona de conforto pode trazer muitos benéficos. Pessoas que fazem aulas de teatro, por exemplo, sabem que interpretação deve ser um processo mais interno do que externo, pois é necessário se aproximar de um perfil psicológico diferente do seu, de modo que surja uma convivência harmônica e proveitosa. Procure em seu dia a dia desempenhar o papel de um ator e resolva problemas sob perspectivas diferentes. Saiba que a empatia tende a torná-lo uma pessoa mais aberta a novas ideias, além de ficar mais ágil e espontâneo na execução de suas ações.

  1. Seja sociável

Por mais que pareçam fatores distantes, a criatividade e a colaboração estão totalmente interligadas e podem contribuir para o seu progresso profissional.  Procure estar sempre em contato com os seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Seja saudoso e aprenda a ouvi-los de forma atenciosa. Outra dica é puxar assunto com pessoas diferentes do seu ciclo de convivência. Independente do assunto, você internalizará idéias novas e diferentes quando falar com outras pessoas.

8.  Evite o perfeccionismo

Muitos profissionais são demasiadamente perfeccionistas e não conseguem relaxar até atingir um nível considerado aceitável para si mesmo. Por mais que esse cuidado com o trabalho seja fundamental, é importante que crie consciência de que alguns projetos possuem prazos de entrega e também envolve outras pessoas. Esperar até que todos os detalhes estejam perfeitos para de fato lançar ou propor algo novo pode ser muito prejudicial para a sua carreira em diversos aspectos. Tenha uma base solida e aperfeiçoe aos poucos o seu projeto, de modo que sua mente esteja livre para pensar melhor.

9.   Siga exemplos

Ter alguém para se inspirar pode ser muito útil para o seu crescimento profissional. Boas referências não envolvem apenas livros ou trabalhos para consulta, mas também profissionais competentes e bem-sucedidos. Para tanto, busque conhecer histórias de vida inspiradoras e pense em como você poderia resolver os seus problemas diários se agisse da mesma forma.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.