Os melhores filmes para curtir e estudar História!

Os principais períodos históricos são, frequentemente, explorados por obras cinematográficas bastante conhecidas que ajudam a estudar para o Enem.

A História da humanidade, apesar de períodos bastante obscuros, é fascinante. Estudar os suas diversas fases, desde o surgimento da vida na Terra até os dias atuais, ajuda a compreender o comportamento do homem em cada época.

Muita gente afirma não gostar de História devido às datas e várias informações que podem confundir a cabeça. Mas, quem disse que o estudo dessa disciplina precisa, apenas, ficar restrito aos livros?

Obras cinematográficas exploram, com frequência, as diversas fases históricas da humanidade. Filmes épicos, dramáticos, de ação e comédia retratam épocas como a Pré-História ou o período do romantismo.

Confira, a seguir, os melhores filmes para estudar História sem deixar de relaxar!

A Guerra do Fogo

Filme de História: A guerra do fogo

Retrato fiel da Pré-História, a descoberta do fogo e o contato de tribos menos desenvolvidas com grupos que já dominavam técnicas avançadas de comunicação. O filme é um pouco lento mas, é excelente para entender a vida naquele período.

300

Filme de História: 300

O longa traz a história da Batalha de Termópilas, quando 300 espartanos acompanhados de sete mil homens (poucos, eram soldados) pararam a invasão da Pérsia. Detalhe: o exército persa, liderado por Xerxes, era composto por 300 mil soldados.

Alexandre

Filme de História: Alexandre

O filme conta a história de Alexandre, o Grande que, aos 32 anos, havia se tornado comandante do maior império do mundo. Da Macedônia, o imperador liderou seu exército contra o Império Persa e, em seguida, rumou para o Egito e até chegar à Índia.

Tróia

Filme de História: Tróia

Mais uma batalha retratada, dessa vez, entre os reinos de Tróia e Esparta. A guerra foi iniciada quando, após visita diplomática ao rei de Esparta, Menelau, o príncipe troiano Paris se apaixona pela rainha, Helena, e a leva de volta para Tróia.

Asterix e Obelix

Filme de História: Asterix e Obelix

Sim, é uma comédia mas, em meio a tantas sátiras, faz alusões a diversos personagens históricos, como os bretões, os alemães dos séculos XIX e XX, Cleópatra, além de outros elementos do período do Império Romano.

Gladiador

Filme de História: Gladiador

Ambientado no período do Império Romano, o filme trata de um ex-general obrigado a tornar-se gladiador, homem que lutava contra pessoas ou animais para o divertimento da corte. É interessante por trazer o caráter diversional que esse tipo cruel de combate tinha.

O Nome da Rosa

Filme de História: O nome da rosa

Polêmico, o filme traz à tona a influência poderosa da Igreja no Período da Idade Média. A história trata de um monge franciscano investiga uma série de assassinatos em um remoto mosteiro italiano. Suas ações provocam uma guerra ideológica entre os franciscanos e os dominicanos.

Coração Valente

Filme de História: Coração Valente

Estrelado por Mel Gibson, o filme conta a história de um herói escocês do século 13 que lidera seus conterrâneos contra o monarca inglês Edward I. É interessante por mostrar os mandos e desmandos da realiza sobre os camponeses e a luta dos mais pobres naquela época. Mas, prepare-se: o filme é bem longo!

Joana D’Arc

Filme de História: Joana D’Arc

Sem muitos mistérios, o longa relata a trajetória de Jeanne d’Aragon, mais conhecida como Joana D’Arc, adolescente lidera as tropas francesas durante a guerra contra os ingleses.

O Sétimo Selo

Filme de História: O sétimo selo

Em meio aos dramas um cavaleiro que desafia a morte em um jogo, o longo retrata o período das Cruzadas e da Peste Negra.

1492 – A Conquista do Paraíso

Filme de História: 1492 – A Conquista do Paraíso

Também longo, o filme conta a história de Cristóvão Colombo, desde quando ele se convenceu de que o mundo era redondo até a descoberta de um Novo Mundo, as Américas.

O Homem da Máscara de Ferro

Filme de História: O Homem da Máscara de Ferro

Excelente retrato do Absolutismo, o filme protagonizado por Leonardo diCaprio traz a história do prisioneiro misterioso encarcerado com uma máscara de ferro durante o reinado de Luís XIV, na França.

Cromwell

Filme de História: Cromwell

Mais um para retratar a era do Absolutismo. Mas, aqui, destaca a figura de Oliver Cromwell, cuja revolta contra as medidas do Rei Carlos I culminam no fim do Absolutismo inglês.

Lutero

Filme de História: Lutero

A temática, aqui, é a Reforma Protestante, através da história de seu principal símbolo, Martinho Lutero, reformista alemão que fundou o movimento a partir de seu país.

Dom Quixote

Filme de História: Dom Quixote

O herói do livro do espanhol Miguel de Cervantes já foi tema de vários filmes, desde os anos cinquenta. Mesmo com suas variações, é um longa importante para entender o contexto histórico do Renascimento.

Shakespeare Apaixonado

Filme de História: Shakespeare Apaixonado

Apesar de trazer alguns itens que, de fato, nunca existiram (como a musa Viola de Lesseps), o longa que trata de um suposto bloqueio criativo do poeta inglês traz, consigo, muitos elementos do período Renascentista.

Maria Antonieta

Filme de História: Maria Antonieta

Kirsten Dunst (Homem Aranha) dá vida à Maria Antonieta, austríaca que se casa com Dauphin da França e torna-se a rainha após a morte do absolutista Luís XV. Após uma vida de privilégio e luxo, a rainha é guilhotinada durante a Revolução Francesa.

A Queda da Bastilha

Filme de História: A queda da Bastilha

O clássico de 1935 traz, por meio de um drama romântico, toda a ambientação da Queda da Bastilha, o ápice da Revolução Francesa.

Tempos Modernos

Filme de História: Tempos Modernos

Quem não se lembra da emblemática cena de Charles Chaplin e seus “tiques” na fábrica de relógios? Mesmo com aspectos humorísticos, o clássico traz duras críticas ao período da Revolução Industrial, com o empobrecimento e exploração da maior parte da população para dar bases ao crescimento econômico.

Rasputin

Filme de História: Rasputim

O drama histórico é ambientado em plena Rússia Pré-Revolucionária. A trama se concentra na crença da czarina em um místico, o que acaba causando a queda do Czar Nicholas.

O Encouraçado Potemkin

Filme de História: O Encouraçado Potemkin

Mais um clássico, desta vez, de 1925. Curtinho, o filme relata a revolta de marinheiros a bordo de um navio, nos idos de 1905, o que seria o prenúncio para a Revolução Russa de 1917.

O Grande Ditador

Filme de História: O grande ditador

Mais uma de Charles Chaplin. A temática, agora, é o período da 2ª Guerra Mundial e os regimes totalitaristas. A comédia dramática de 1940 retrata a perseguição de judeus por um ditador fascista, protagonizado pelo comediante inglês.

A Vida É Bela

Filme de História: A vida é bela

Ganhador de três prêmios Oscar, incluindo Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Ator, o longa conta, de forma muito poética, sobre os horrores da perseguição dos judeus, os campos de concentração, até o fim do conflito.

Pearl Harbor

Filme de História: Pearl Habor

Bem hollywoodiano e, de fato, concentrado no triângulo amoroso dos protagonistas, Pearl Harbor remete ao ataque da base americana por tropas japonesas na Segunda Guerra.

A Última Bomba Atômica

Filme de História: A última bomba atômica

O documentário de 2006 traz, de forma bem realista, o perfil dos sobreviventes à bomba de Hiroshima, além da luta de estudantes universitários para que o acontecimento não se torne esquecido.

Dr. Fantástico

Filme de História: Dr Fantástico

Comédia dos anos 60 trata, de forma cômica, dos conflitos políticos entre Estados Unidos e União Soviética, caracterizando o período da Guerra Fria.

Os 13 Dias que Abalaram o Mundo

Filme de História: Dr Fantástico

O drama do início dos anos 2000 trata, também, das tensões políticas em torno da Crise dos Mísseis, no contexto da Guerra Fria. A história gira em torno do presidente americano, JFK e sua equipe ao descobrirem a construção de uma base nuclear em Cuba.

Platoon

Filme de História: Platoon

O filme faz um retrato sobre a Guerra do Vietnã e seus soldados. Mesmo naquele conflito típico dos filmes hollywoodianos entre o bem e mal, Platoon traz cenas muito marcantes, como chegada ao Vietnã, a chacina de uma vila vietnamita e o primeiro contato do pelotão com o inimigo.

Apocalipse Now

Filme de História: Apocalipse Now

Não, não é mais um sobre a Guerra do Vietnã. Dirigido por, ninguém menos, que Francis Ford Coppola, o filme vai além dos retratos da guerra mas, toca no efeito que ela faz nas pessoas, no quanto a própria deflagração de um conflito é inútil.

Mississipi em Chamas

Filme de História: Mississipi em Chamas

O filme traz a história real de três ativistas dos direitos humanos assassinados nos anos sessenta. James Earl Chaney, Andrew Goodman e Michael Schwerner nunca foram encontrados e a revolta em torno de sua morte fez nascer a Lei dos Direitos Civis, que pôs fim aos diversos sistemas de segregação racial nos Estados Unidos.

Malcolm X

Filme de História: Malcolm X

A história de Al Hajj Malik Al-Shabazz, mais conhecido como Malcolm X, um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos.

Diários de Motocicleta

Filme de História: Diários de Motocicleta

O filme de Walter Salles acompanha a viagem de Che Guevara entre Brasil e Peru, a bordo de uma motocicleta, ao lado de seu amigo, Alberto Granado. Ao longo do trajeto, os dois enxergam as disparidades da América do Sul e a luta dos camponeses frente à exploração do trabalho por ricos industrialistas. Seria o ponto de partida para as ideias revolucionárias do cubano.

O Último Rei da Escócia

Filme de História: O último rei da Escócia

O drama escocês retrata as atrocidades cometidas pela real e brutal ditadura ugandense.

Hotel Ruanda

Filme de História: Hotel Ruanda

Assim como o anterior, o longa retrata as atrocidades das ditaduras sangrenta em regiões da África. O drama traz a história de Paul Rusesabagina, gerente de um hotel que abriga mais de 1.200 refugiados em plenos conflitos políticos entre hutus e tutsis que mataram quase um milhão de ruandenses em 1994.

Adeus, Lênin

Filme de História: Adeus Lenin

A comédia dramática europeia retrata, de forma cômica, o período da queda do Muro de Berlim. Nele, uma comunista enfarta e entra em coma ao ver o filho protestando contra o regime. Um anos depois, ela acorda, no cenário em que o Muro de Berlim foi derrubado. Com medo de que o fato lhe traga consequências graves, o filho luta para fingir que nada mudou.

Paradise Now

Filme de História: Paradise Now

O filme palestino conta a história de Khaled e Said, amigos de infância recrutados como homens-bomba em Tel Aviv. Quando a missão é abortada pela interferência de guardar na fronteira com Israel, os dois se separam. Enquanto isso, Khaled desiste e procura Said para convencê-lo do mesmo. É a visão sobre o recrutamento para atentados terroristas sob a ótica dos próprios palestinos.

Fahrenheit 9/11

Filme de História: Fahrenheit 9/11

O documentário de 2004 trata dos motivos pelos quais o governo de G.W.Bush lançou os EUA na guerra contra o Afeganistão e Iraque. Também analisam a performance do governo quanto aos ataques do 11 de setembro.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.