Brad Pitt afirma ter ‘cegueira facial’; entenda o que é essa doença rara
Distúrbio neurológico pode dificultar que as pessoas reconheçam rostos de familiares e amigos.
O ator Brad Pitt tem cegueira facial, a prosopagnosia, uma doença rara que dificulta que o reconhecimento de rostos e/ou objetos. Apesar de afirmar que tem essa patologia, o ator ainda não tem um diagnóstico oficial, mas relata que sofre com os efeitos dessa condição há 9 anos. Continue a leitura para entender um pouco melhor sobre esse problema.
Leia mais: Filha de Elon Musk aguarda audiência para regularizar a troca de nome
Cegueira facial
A prosopagnosia é um tipo de distúrbio neurológico que atrapalha a capacidade de reconhecer objetos e pessoas, mesmo que elas sejam muito próximas. Por esse motivo, os indivíduos com a condição deixam de identificar traços do rosto dos outros e, dessa forma, costumam identificá-los através de outras características, como o cabelo, a voz ou as roupas.
Trata-se de uma doença rara, capaz de afetar até uma em cada 50 pessoas em algum grau. Além disso, existem diferentes graus de prosopagnosia. Alguns podem apresentar dificuldades para reconhecer rostos familiares ou para distinguir quem é quem entre vários rostos conhecidos. Por outro lado, outros nem sequer conseguem diferenciar um rosto de um objeto, ou podem até mesmo deixar de reconhecer a sua própria face.
Brad Pitt passou a se isolar após reconhecer o problema
O ator de Hollywood declarou à revista norte-americana GQ que fica envergonhado constantemente, e consequentemente se isola em casa por acreditar que os outros o julgam como um homem “egocêntrico”, “distraído” e “inacessível”. Além disso, ele expressou o desejo de conhecer outras pessoas que também tenham essa condição.
A cegueira facial tem tratamento?
De acordo com o Instituto Nacional dos Distúrbios Neurológicos e Derrame do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, o objetivo do tratamento da prosopagnosia é ajudar o indivíduo a desenvolver estratégias compensatórias.
Podem ser utilizadas alternativas como voz, atributos físicos, roupas, entre outros elementos, com o objetivo de auxiliar no reconhecimento das pessoas. Contudo, é sabido que esses itens não são tão eficazes quanto reconhecer um rosto.
Comentários estão fechados.